Considera-se contaminado o critério de avaliação de desempen...
pessoas, julgue os seguintes itens.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Achei mal elaborada essa questão, mas creio que ela se refira ao efeito halo...
Efeito Halo.... é a possibilidade de que a avaliação de um item possa interferir no julgamento sobre outros fatores, contaminando o resultado geral
Também não sei o que ele quis dizer com contaminado. Mas, é sabido que um método de avaliação de desempenho, mesmo se feito com impecável competência, sem erros, pode não representar adequadamente o que se tenta avaliar. Por isso existem vários métodos, e todos com suas vantagens e desvantagens, sem um que seja o padrão-ouro. Ou seja, poderíamos ter uma avaliação de desempenho que não representou adequadamente o que se tentou avaliar, mas mesmo assim não foi considerado um critério contaminado. Sabendo disso, já poder-se-ia julgar o item errado. Mas não sei se foi isso que o CESPE cobrou.
De acordo com o Chiavenato:
Quando uma avaliação é INÓCUA, isto é, está baseada em fatores de avaliação que não conduzem a nada e não agregam valor a ninguém.
Os erros mais comuns são:
Efeito Halo: Quando um avaliador tem uma opinião favorável acerca de uma característica do avaliado, tem tendência a considerá-lo bom em todos os fatores.
Erro de tendência central: Exprime o predomínio de classificações em torno do ponto médio da escala.
Espero ter ajudado.
Bons estudos!
A questão é sobre manipulação dos critérios avaliados. É tendenciar o resultado. O cirtério é chamado de INADEQUADO (quando não representa a realidade avaliada) e não CONTAMINADO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo