Para escolher os materiais que irá utilizar, o responsável t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2234779 Arquitetura
Para escolher os materiais que irá utilizar, o responsável técnico por uma edificação deve analisá-los de acordo com seguintes aspectos:
I. Condições técnicas: O material deve possuir propriedades de que o tornem adequado ao uso que se pretende fazer dele. Entre essas propriedades estão a resistência, a trabalhabilidade, a durabilidade, a higiene e a segurança. II. Condições econômicas: O material deve satisfazer as necessidades de sua aplicação com um custo reduzido não só de aquisição, mas de aplicação e de manutenção, visto que muitas obras precisam de serviços de manutenção depois de concluídas e que da manutenção depende a durabilidade da construção. III. Condições estéticas: O material utilizado deve proporcionar uma aparência agradável e conforto ao ambiente onde for aplicado.
A partir das descrições das condições apresentadas acima, assinale a afirmativa correta: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C

A alternativa correta é a letra C. A escolha dos materiais para uma edificação deve levar em consideração as três condições mencionadas – técnicas, econômicas e estéticas – e a prioridade de uma sobre as demais dependerá das necessidades específicas do projeto em questão.

Explicação:

O tema da questão aborda a importância de critérios técnicos, econômicos e estéticos na escolha de materiais de construção. Esses aspectos são fundamentais para assegurar a eficiência, durabilidade, economia e estética de uma edificação. Para resolver a questão, o estudante precisa entender a multifacetada natureza da seleção de materiais em projetos arquitetônicos.

Justificativa da Alternativa Correta (C):

A alternativa C é correta porque reconhece que a escolha dos materiais deve considerar as condições técnicas, econômicas e estéticas. Cada projeto tem necessidades específicas que podem fazer com que um desses aspectos seja priorizado em detrimento dos outros. Por exemplo, em um hospital, a higiene e a durabilidade (condições técnicas) podem ser mais importantes, enquanto em uma obra pública, o custo (condição econômica) pode ser o fator preponderante.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Embora idealmente todas as condições devam ser atendidas, afirmar que não há como eleger prioridade entre elas é irrealista. Projetos possuem restrições e demandas específicas que podem requerer a priorização de certos aspectos em detrimento de outros.

Alternativa B: Dispensar condições importantes para evitar conflitos de interesses não é uma prática recomendável. A escolha racional dos materiais deve buscar um equilíbrio entre os diferentes aspectos, e não ignorar condições relevantes.

Alternativa D: Escolher o material com menor custo não garante necessariamente a eficiência e durabilidade da obra. Costumam existir trade-offs entre custo inicial e custos de manutenção ou desempenho a longo prazo.

Alternativa E: Priorizar exclusivamente a qualidade técnica do material, sacrificando orçamento e estética, pode não ser a melhor abordagem. A sustentabilidade e durabilidade de uma edificação dependem de um equilíbrio entre desempenho técnico, custo e estética.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer como analisar e selecionar alternativas em questões envolvendo a escolha de materiais na construção civil.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa C - A escolha do material deve levar em consideração as três condições, e a prioridade de uma sobre as demais depende das necessidades específicas do projeto em questão. 

A escolha de materiais para uma edificação deve ser um processo equilibrado que considere as condições técnicas, econômicas e estéticas. Não existe uma única prioridade que seja válida para todos os casos, uma vez que diferentes projetos têm diferentes necessidades e objetivos. Portanto, é necessário avaliar cada situação de forma individual, levando em conta as características específicas do projeto, o uso da edificação, o orçamento disponível, as questões estéticas e outros fatores relevantes. A decisão sobre qual condição tem maior peso na escolha dos materiais pode variar de projeto para projeto, buscando alcançar o melhor equilíbrio entre esses aspectos.

LETRA C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo