Assinale a alternativa em que a concordância está de acordo...
A eletricidade produzida a partir da luz do sol, ou energia fotovoltaica, aparece como a grande estrela do relatório “Renováveis 2017 – Análise e Previsões para 2022”, da Agência Internacional de Energia (AIE). E a maior responsável por isso, mais uma vez, é a China.
A geração solar foi a que mais cresceu entre as energias renováveis, alcançando quase a metade (45%) dos 165 giga-watts de capacidade adicionada em 2016, excluídas fontes de origem fóssil (carvão, petróleo e gás natural) e nuclear.
O Brasil instalou 7,8 GW de renováveis no ano passado – de um total de 9,5 GW no país –, repartidos entre usinas hidrelétricas (5,2 GW) e eólicas (2,6 GW). Mantém uma das matrizes de geração mais limpas, mas contribui com menos de 5% do crescimento verde mundial.
Já a China responde por 40% da capacidade renovável adicionada em 2016, e a maior parte disso provém da energia solar. O governo de Pequim incentiva essa fonte limpa na tentativa de minorar a poluição do ar gerada por termelétricas a carvão, grave problema de saúde pública e inquietação social.
Sob esse estímulo, o país asiático já representa 50% da demanda global por painéis fotovoltaicos e manufatura 60% desses equipamentos.
Salta aos olhos a irrelevância do Brasil no que respeita à energia solar fotovoltaica. Algumas grandes centrais começam a ser instaladas, mas o investimento nacional na mais dinâmica fonte alternativa é desprezível, em termos mundiais.
O país só se destaca, no relatório da AIE, na seara das fontes renováveis para o setor de transporte. Embora o noticiário se concentre na voga dos veículos elétricos, o estudo ressalta que os biocombustíveis – como etanol e biodiesel – permanecerão como opções mais viáveis.
Sim, o Brasil conta com a matriz elétrica mais limpa entre nações de grande porte e liderança inconteste em álcool combustível. O futuro, no entanto, é solar.
(Editorial. Império do sol. Folha de S.Paulo, 10.10.2017. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (28)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a que apresenta a concordância verbal de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Vamos analisar as frases:
ERRADO: A frase deveria ser "Mostra" para concordar com o núcleo do sujeito "potencial".
ERRADO: O correto é "Nota-se" pois, com a oração subordinada substantiva subjetiva, o verbo da oração principal deve concordar em número e pessoa com o pronome apassivador "se".
CORRETO: Neste caso, temos uma correta concordância com o determinante "capacidade". O numeral "40%" permite a dupla concordância, podendo o verbo concordar tanto com o numeral quanto com o substantivo a que se refere, neste caso, "capacidade", que está no singular.
ERRADO: A forma correta é "Mostram" concordando com "os dados", e "Possuem" concordando com o sujeito composto "China e Brasil".
ERRADO: O verbo deveria estar na forma "Existirão", concordando em número com o plural "demandas".
Portanto, a alternativa correta é a C, pois está de acordo com a norma-padrão da concordância verbal.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Abaixo seguem alguns erros que percebi. Caso eu esteja errada ou falte algo mais, sinalizem, por gentileza, com gentileza. Estamos aqui para as boas trocas!
a)O potencial das usinas hidrelétricas e eólicas mostra o Brasil com uma das matrizes de geração mais limpas.
b)Notam-se que, no Brasil, no que respeita à energia solar fotovoltaica, algumas centrais de grande pujança começam a se instalar.
c)40% da capacidade renovável em 2016 está com a China, e os maiores índices provêm da energia solar. (resposta da questão)
d)Como mostra os dados, a China e o Brasil, quanto aos investimentos em energia solar, possuem distintos perfis de investimento.
e)Existirão demandas para o etanol e o biodiesel, embora o noticiário se concentre na voga dos veículos elétricos.
Verbo Prover (ordenar, providenciar, regular, organizar, arrumar, ajeitar.) - eles/elas proveem
Verbo Provir (originar-se, derivar, decorrer, dimanar, fluir, manar, emanar, efluir, partir, formar-se.) - eles/elas provêm
a) mostram o Brasil com .....
b) notam-se algumas centrais de grande pujança................. começam a se instalar
c) correta
d) mostram os dados.......... os dados mostram
e) existirão demandas
certo produção??????? algum erro galera?? bjs
Uma dúvida comum a muita gente: a concordância com percentuais.
Por exemplo: 40% da população apoia ou apoiam as medidas?
Para saber a resposta, é preciso conhecer as regras de concordância com números percentuais:
1. Quando um número percentual é sujeito e está no plural (a partir de 2%), o verbo concorda com ele, fica também no plural: “30% dos moradores votaram contra a proposta”.
Admite-se, porém, a concordância no singular se o substantivo posposto ao número estiver no singular: “30% da população votou (ou votaram) contra a proposta”.
2. Quando ao número não se segue nenhum substantivo, a concordância é feita obrigatoriamente com o percentual: “30% votaram contra”.
Atenção! Quando o número for inferior a 2%, o verbo fica no singular, mesmo que o número venha acompanhado de nome plural:
“1,97% dos clientes ganha acima de 30 salários mínimos”;
“1% dos proprietários rurais, no Brasil, controla 48% do nosso território”;
“Só 0,3% das empresas está habilitado a exportar”.
http://www.portuguesnarede.com/2011/02/concordancia-com-percentuais.html
Não entendi o erro da B e o acerto da C. Se algum colega puder contribuir :D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo