Fundamentando-se no modelo conceitual proposto por Ajzen e ...
Fundamentando-se no modelo conceitual proposto por Ajzen e Fishbein (1977) e Ajzen (1988), a Escala de Intenções Comportamentais de Compromentimento (EICCO) foi construída, desenvolvida, validada e padronizada tomando o elemento “intenções comportamentais” como um elo que intermedia a relação entre atitude (sentimentos), crenças (cognições) e comportamento propriamente dito e analisa quatro fatores: participação; melhor desempenho e produtividade; empenho extra ou sacrifício adicional; e defesa da organização. (extraído do Livro Medidas do Comportamento Organizacional ferramentas de diagnostico e gestão, de Mirlene Maria Matias Siqueira)
Sobre os fatores citados no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Participação – é composto de fatores relacionados à
intenção dos trabalhadores de participar das
atividades, das políticas e dos programas da
organização da qual fazem parte, de modo a identificar
problemas e pontos fracos, bem como fornecer
sugestões e resoluções para eles.
II. Melhor desempenho e produtividade – corresponde ao aumento do nível de desempenho e produtividade do funcionário mediante solicitação da organização, bem como sua capacidade de reavaliar as formas de trabalho, modificando-as.
III. Defesa da organização – corresponde à dedicação e ao empenho extra dos funcionários em prol da organização, como respostas às necessidades emergenciais da empresa, bem como à abdicação temporária, ou até mesmo permanente, de benefícios e vantagens.
Está correto o que se afirma somente em: