“Em janeiro, as tradicionais homenagens ao Senhor do Bonfim,...
Essa influência cultural brasileira tão forte em Benin, na África, pode ser explicada em grande parte:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As celebrações em homenagem ao Senhor do Bonfim, realizadas em Salvador, ressoam de forma notável em Benin, na África, revelando os fortes laços culturais que unem a Bahia e o continente africano há séculos. Essa conexão profunda pode ser compreendida principalmente através da história marcante de brasileiros e africanos que, ao longo dos séculos XVIII e XIX, tiveram a oportunidade de retornar à África após serem libertados da escravidão.
Esse fenômeno histórico-cultural é ilustrado pela alternativa correta:
É importante notar que as outras alternativas não explicam adequadamente essa influência cultural. Os escravos Bantos, mencionados na alternativa A, são oriundos de uma região que não se limita ao atual Benin. A exigência da Coroa Portuguesa, citada na alternativa B, não se relaciona com a promoção da cultura brasileira em território africano. Por fim, a alternativa D descreve a diversidade colonial em Benin, mas não estabelece uma relação direta com a influência cultural brasileira.
A resposta correta destaca a importância do retorno dos afro-brasileiros e de ex-escravos para o seu local de origem, levando consigo aspectos da cultura brasileira, que se entrelaçaram com a cultura local, enriquecendo ainda mais o patrimônio cultural de Benin.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Libertos no séc XVIII? estranho hein
O Benim foi o país da África que mais exportou escravos para o Brasil. Na época da escravidão, inúmeros beninenses vieram trabalhar nas minas de ouro e nas lavouras de café, e, quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 1888, libertando os escravos, eles voltaram para a sua terra natal. Mas as suas raízes culturais já tinham se misturado com as brasileiras.
séculos XVIII e XIX - Essa data deve estar incorreta
Pela presença marcante de brasileiros e de escravos que, libertos, puderam regressar à África . muito bacana não sabia que alguns escravos libertos conseguiam voltar para ÁFRICA quando voltavam para a África, os libertos levavam consigo diversos costumes e saberes assimilados com os portugueses, no Brasil.. e um deles era a escravidão. AFINAL, o escravo era um produto.
Também acho estranho a datação do século XVIII. Mas a questão não fala do número de libertos e, mesmo que número reduzido, existiam diversas modalidades de alforria individual anteriores a lei Áurea.
acredito que o gabarito esteja incorreto e a certa seja a letra A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo