Após o depósito do anestésico local o mais próximo possível...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre anestesiologia em odontologia, focando em como o anestésico local se comporta após ser depositado próximo de um nervo.
O tema central é a difusão do anestésico local e as reações que ocorrem no corpo após sua administração. Para resolver essa questão, é necessário compreender como os anestésicos agem no corpo, especialmente em relação à sua difusão e metabolismo.
A alternativa correta é a letra D - Uma parte da droga é acidificada pelos fluidos neuronais. Esta alternativa é a exceção porque, diferentemente das outras opções, não descreve uma reação comum quando o anestésico é administrado.
Vamos entender melhor por que esta é a resposta certa:
D - Uma parte da droga é acidificada pelos fluidos neuronais. Esta afirmação é a exceção porque os fluidos neuronais não acidificam o anestésico local. O processo de acidificação não é uma etapa envolvida na difusão do anestésico nos nervos.
Agora, vamos justificar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Uma parte da droga é absorvida por tecidos não neurais (p. ex., músculo, gordura). Esta afirmação é verdadeira, pois o anestésico pode se difundir para tecidos circundantes além do nervo, sendo absorvido por músculos e gordura.
B - Uma parte é diluída pelo líquido intersticial. Esta é uma reação comum, já que o líquido intersticial pode diluir o anestésico, reduzindo sua concentração no local de administração.
C - Uma parte é removida por capilares e vasos linfáticos do local de infiltração. Esta afirmação é correta. O anestésico pode ser transportado para longe do local de infiltração pela corrente sanguínea, através dos capilares e vasos linfáticos.
E - Os anestésicos do tipo ester são hidrolisados. Isso é verdadeiro para anestésicos do tipo éster, que são rapidamente hidrolisados por enzimas no corpo.
Entender a fisiologia da difusão do anestésico é crucial para responder questões como esta. Identificar a exceção requer conhecimento sobre o que ocorre normalmente com o anestésico após a administração.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
Os ésteres são hidrolisados por enzimas encontradas de forma ampla em plasma e diferentes tecidos. Isso geralmente determina duração de efeito menor. Faz exceção a tetracaína, de efeito mais prolongado.
As amidas e os ésteres são metabolizados de formas diferentes. Ésteres (exceto a cocaína) são rapidamente metabolizados por esterases plasmáticas em metabólitos inativos, e consequentemente apresentam curta meia vida. Os metabólitos dos ésteres são excretados pelos rins. A cocaína é hidrolisada no fígado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo