A imagem anterior trata-se de Maria Quitéria de Jesus Medeir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102450 História


Imagem associada para resolução da questão

A imagem anterior trata-se de Maria Quitéria de Jesus Medeiros, uma militar brasileira de origem humilde, que se tornou heroína. É considerada a primeira mulher desse modo, oficialmente, a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar, em terras brasileiras.

Suas ações heroicas estão ligadas a uma data célebre e a um contexto importante da historiografia brasileira e dos baianos especificamente que culminou no 2 de julho de 1923. Esse período foi marcado 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre o período marcado pela atuação militar de Maria Quitéria (1792-1853) no Brasil, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – As rebeliões regenciais ocorreram, logicamente, durante o período da Regência (1831-1840), após a abdicação de D. Pedro I. Essas rebeliões foram, em sua maioria, movimentos de caráter regionalista e contra o centralismo do governo regencial, não diretamente ligadas ao 2 de julho de 1823.


B) Correta - Após a proclamação da Independência do Brasil em 1822, ainda havia uma presença significativa de tropas portuguesas no território brasileiro, especialmente na Bahia. A Bahia era uma das últimas províncias a resistir à independência, e as forças lusitanas mantiveram-se no estado mesmo após a declaração oficial de independência. Essa resistência levou a uma série de confrontos entre brasileiros e lusitanos, tanto civis quanto militares, em diversos pontos da Bahia. O 2 de julho de 1823 é especialmente célebre porque marca a data da retomada de Salvador pelas forças brasileiras, após um longo período de lutas e batalhas.


C) Incorreta - A abdicação de D. Pedro I ocorreu em 1831, após o período que estamos considerando. Ou seja, não está diretamente relacionado aos eventos que culminaram no 2 de julho de 1823.


D) Incorreta – A Confederação do Equador ocorreu em 1824, após os eventos do 2 de julho de 1823. Essa confederação foi uma rebelião que envolveu principalmente os estados do Nordeste do Brasil, mas sua eclosão aconteceu posteriormente ao período em questão.


Gabarito – Letra B


Referência:


Maia, Helder Thiago Cordeiro. "Maria Quitéria/Soldado Medeiros: um soldado entre as condecorações nacionais e o esquecimento." Pontos de Interrogação–Revista de Crítica Cultural 12.1 (2022): 17-46.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Maria Quitéria de Jesus foi a primeira mulher a fazer parte do exercito brasileiro, uma combatente baiana da Guerra da Independência do Brasil. Desde 1996, é a patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro 

Quando se falar de alguém, no caso do Brasil ok, que se tornou herói ou heroína ( e/ou foi tido como herói - e notem a diferença ), sempre devemos, para fim de sermos assertivos nas questões de provas/concursos relacionarmos a 3 momentos: Guerras externas e as rebeliões internas, a proclamação da independência e a da Republica do Brasil.

Como se pra ser herói, no Brasil, os atos do individuo devessem sempre estarem voltados a defesa da pátria, unidade do território ou da permanência da ordem estipulada pelo poder vigente. ( e enquanto ao poder/ governo, o herói de uma época pode vir a ser tido como o vilão de outra ok).

E notem, todos os reconhecimentos foram tardios, tiveram grande resistência, até porque, em suas épocas, estes ( heróis ou heroínas) não foram vistos assim, mas foram vistos como revoltosos, ou bandidos, ou contraventores, ou rebeldes e etc...

GABARITO - B

Uma questão dessa deveria cair na PMBA.

Maria Quitéria de Jesus (27 de julho de 1792 – 21 de agosto de 1853) foi a primeira mulher a fazer parte do Exército Brasileiro. Considerada a heroína da Independência, a baiana fingiu ser homem para poder entrar nas Forças Armadas. A jovem Maria Quitéria juntou-se às tropas que lutavam contra os portugueses em 1822.

2 de julho de 1923? Meu Deus do céu... Espero que tenha sido um erro de digitação da plataforma, porque caso tenha sido na prova, a anulação seria certeira. Rsss!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo