Feita a leitura da matéria abaixo, publicada em Carta Capita...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2126809 Português
Feita a leitura da matéria abaixo, publicada em Carta Capital (20/07/22), analise a veracidade das afirmações resultantes da interpretação dos fatos relatados:
Japão? Paz e amor? Já era


O assassinato de Shinzo Abe é um novo capítulo na história


    Obrigado a renunciar à corrida armamentista após ser alvo de duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, o Japão acabou por cutivar uma imagem de país pacífico. Por isso, o assassinato a tiros do primeiro-ministro Shinzo Abe na sexta-feira 8, durante um ato de campanha eleitoral, chocou o mundo. O ataque acabou por beneficiar o PLD, partido de Abe, que obteve ampla vitória nas eleições do Senado. Defensor da revogação da Constituição Pacifista adotada pelo Japão em 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra, o PLD conquistou 63 cadeiras das 125 em disputa. Somados, os quatro partidos que defendem uma nova Constituição e o abandono da premissa pacifista – entre eles o Nippon Ishin, de extrema-direita – têm agora 177 acentos no Senado, número que permite a aprovação de qualquer projeto nessa direção. O caminho está livre para mudanças como a supressão dos trechos nos quais o Japão “renuncia para sempre à guerra” e garante que “nunca manterá forças armadas”.
I- Infere-se do período: “Obrigado a renunciar à corrida armamentista após ser alvo de duas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, o Japão acabou por cultivar uma imagem de país pacífico”, sobretudo da frase em destaque, que o Japão não era/é um país pacífico, tendo mantido essa imagem por pressões circunstanciais. II- O assassinato de Shinzo Abe, o primeiro-ministro do Japão, foi o que motivou a defesa, por parte de alguns partidos, incluindo o do próprio candidato, de revogar a Constituição pacifista adotada pelo Japão há muito tempo. III- Há uma intenção de alterar a Constituição de modo a suprimir trechos que demonstram o compromisso, já firmado após a Segunda Guerra, em manter a paz e renegar a guerra.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas