Considere o modelo conceitual de dados representado pelo dia...
A partir da análise do diagrama, NÃO se pode inferir que é possível
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Item A, errado. É possível inferir que há empregados que não supervisionam ninguém devido a cardinalidade (0:N). Ou seja, sendo 0 (zero) podemos assumir esta possibilidade.
Item B, errado. Segundo o diagrama, um departamento pode ter (0:N) empregados e um empregado pode ser alocado em um ou nenhum departamento (0:1). Novamente a cardinalidade mostrada no diagrama nos dá evidências para isso. Item
C, errado. A entidade empregado tem como atributo a chave estrangeira de departamento e isso torna viável a recuperação de qual departamento um dado empregado trabalha.
Item D, errado. O relacionamento entre projeto e empregado é do tipo N:N e, neste caso, é necessário gerar uma entidade de quebra do relacionamento. Nesta entidade, teríamos como atributos chaves estrangeiras tanto de empregado quanto de projeto. Assim, fica fácil ligar o projeto aos empregados envolvidos que por sua vez estão alocados em um departamento.
Item E, correto. Não é possível estimar a quantidade de empregados que são supervisores olhando simplesmente para o diagrama. Para isso, é necessário realizar operação de contagem dos registros armazenados. Portanto, para identificar a informação solicitada na letra E, será necessária uma consulta que conte o número de registros. Sendo assim, a análise do diagrama não poderia inferir se há apenas um empregado que supervisiona os demais.
@coachpatriciaquintao
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo