No contexto de reestruturação produtiva do capitalismo, os ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2005342 Geografia
No contexto de reestruturação produtiva do capitalismo, os fatores locacionais das indústrias exercem papel fundamental para a distribuição das empresas em contexto global, dispostas pela evolução do meio técnicocientífico-informacional. A desconcentração industrial reflete mecanismos analíticos importantes para o aumento da taxa de lucro dos investimentos, provocando mudanças profundas nos espaços que se tornam atrativos. Nesse contexto, observa-se o grande crescimento e protagonismo econômico da China sendo um dos países que mais atraem investimentos estrangeiros do mundo. Considerando o exposto, é correto o que se afirma em:
I - a grande Revolução Chinesa de 1949, liderada por Mao Tsé-tung, foi o grande divisor de águas, marcando a transição de um país eminentemente rural para um país urbano, devido ao ambicioso plano econômico conhecido como o “Grande Salto à Frente” que implementou um parque industrial amplo e diversificado, atraindo investimentos;
II - a reforma econômica liderada por Deng Xiaoping conhecida como a “Segunda Revolução da China” marcou o início abertura da economia chinesa ao exterior, período marcado comumente pela designação de “economia socialista de mercado”;
III - as Zonas Econômicas Especiais marcam a concretização efetiva do processo de abertura econômica com a atração de investimentos estrangeiros, empresas que se beneficiam das diversas vantagens locacionais para a ampliação da produtividade. A maioria se concentra na província de Guangdong, como as cidades de Zhuhai, Shenzhen, Shantou e Hong Kong;
IV - mão de obra barata, proibição de sindicatos trabalhistas, política tributária que favorece as exportações, controle da taxa de câmbio, disponibilidade de moderna infraestrutura nas zonas econômicas especiais, crescimento e fortalecimento do mercado interno (está havendo uma elevação da renda da população) são alguns exemplos de fatores locacionais promovidos pela China.
Assinale a alternativa correspondente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema os fatores locacionais das indústrias e sua relação com o processo de reestruturação produtiva do capitalismo. Nela, o candidato precisa analisar quatro afirmações e assinalar a alternativa que indique as assertivas corretas.

Vamos à análise das afirmativas:

I - a grande Revolução Chinesa de 1949, liderada por Mao Tsé-tung, foi o grande divisor de águas, marcando a transição de um país eminentemente rural para um país urbano, devido ao ambicioso plano econômico conhecido como o “Grande Salto à Frente" que implementou um parque industrial amplo e diversificado, atraindo investimentos;
A afirmação está INCORRETA. A política do "Grande Salto à Frente" idealizada por Mao-Tse-Tung tinha como objetivo unificar e estatizar propriedades agrícolas e setores industriais, resultando na maior união entre campo e cidade para aumentar a produtividade dessas áreas por meio da participação popular com o controle do Estado. Porém, a política não deu certo, uma vez que as colheitas agrícolas foram prejudicadas pelas secas e inundações de algumas regiões, bem como a produção de matérias-primas para as indústrias; além disso, máquinas se desgastaram devido ao uso intensivo ou mesmo pela falta de conhecimento técnico capaz de operá-las que foi causado pela ruptura dos chineses com os soviéticos - que oferecia as máquinas e a orientação técnica para os seus usos -. Tal fracasso culminou em crise na produtividade agrícola, levando à grande fome que assolou milhares de chineses. Ademais, cabe ressaltar também que a grande virada de chave na China foi o governo de Deng Xiaoping, na década de 1970, que abriu a economia chinesa e investiu massivamente na industrialização, levando à um aumento gradativo da urbanização chinesa.

II - a reforma econômica liderada por Deng Xiaoping conhecida como a “Segunda Revolução da China" marcou o início abertura da economia chinesa ao exterior, período marcado comumente pela designação de “economia socialista de mercado";
A afirmação está CORRETA. Deng Xiaoping, prometendo tirar a China da submissão de potências imperialistas, iniciou em seu governo um ambicioso projeto de industrialização provocado pela abertura econômica de seu país. Isso foi facilitado pelas vantagens que o país oferecia como a mão-de-obra extremamente barata e o amplo mercado consumidor que foram vantagens locacionais que atraíram milhares de empresas estrangeiras a instalarem suas filiais no gigante asiático. Tal reforma marcou o chamado modelo "socialista de mercado" que mantinha as bases políticas marcadas por um regime ditatorial e unipartidário, mas que introduzia práticas capitalistas em suas bases econômicas.

III - as Zonas Econômicas Especiais marcam a concretização efetiva do processo de abertura econômica com a atração de investimentos estrangeiros, empresas que se beneficiam das diversas vantagens locacionais para a ampliação da produtividade. A maioria se concentra na província de Guangdong, como as cidades de Zhuhai, Shenzhen, Shantou e Hong Kong;
A afirmação está CORRETA. Primeiro que as Zonas Econômicas Especiais, localizadas no litoral da China, foram implementadas com o objetivo de abrir grandes multinacionais estrangeiras, por conta de suas vantagens locacionais, como a mão-de-obra barata, a proximidade com o litoral - facilitando o escoamento de mercadorias -, além do amplo mercado consumidor causado pela grande concentração populacional nessa região. Além disso, de fato, essas zonas estão concentradas na província de Guandong que abrigam as cidades citadas pela alternativa.

IV - mão de obra barata, proibição de sindicatos trabalhistas, política tributária que favorece as exportações, controle da taxa de câmbio, disponibilidade de moderna infraestrutura nas zonas econômicas especiais, crescimento e fortalecimento do mercado interno (está havendo uma elevação da renda da população) são alguns exemplos de fatores locacionais promovidos pela China.

A afirmação também está CORRETA. Primeiro que os chineses possuem de fato, uma mão-de-obra bastante barata e disciplinada. Além disso, por ser um regime ditatorial, os sindicatos não são proibidos, porém todos estão ligados ao governo chinês que proíbe qualquer tipo de manifestação dessas organizações, o que atrai bastante empresas estrangeiras. Ademais, a desvalorização da moeda chinesa favorece as exportações, uma vez que esses produtos ficam mais baratos no mercado mundial. Por fim, o investimento em portos, ferrovias e rodovias próximas das zonas econômicas espaciais favorece a logística das mercadorias. Sendo assim, tais vantagens mencionadas foram de suma importância para a atração de empresas e indústrias estrangeiras na China.


Nota-se que as afirmações corretas são II, III e IV.

Por isso, a questão deveria ser anulada, uma vez que não há alternativa correspondente às afirmações corretas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: E

Apenas II e IV estão corretas.

GABARITO : E

A afirmação II é correta, pois a reforma econômica liderada por Deng Xiaoping, conhecida como a "Segunda Revolução da China", marcou o início da abertura da economia chinesa ao exterior, introduzindo políticas de economia de mercado dentro do sistema socialista chinês.

A afirmação IV também é correta, pois apresenta uma série de fatores locacionais que contribuem para o grande crescimento e protagonismo econômico da China, incluindo a mão de obra barata, a política tributária favorável às exportações, a disponibilidade de infraestrutura moderna nas zonas econômicas especiais e o fortalecimento do mercado interno com o aumento da renda da população.

#FRONTE CONCURSOS

Essa questão é bem complicada, a proibição dos sindicatos na CHINA vem com diversas questões, pois existem sim os sindicatos chineses a proibição vem dos sindicatos não oficiais, até onde eu compreendo. Inclusive existem muitas greves e protestos por lá.

Não há proibição de sindicatos na China. Quem elaborou essa questão precisa estudar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo