Em “Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q418867 Português
        Já ia para três anos, ou mais qualquer coisa, que as lâmpadas feriavam. Mas até que as ruas estavam claras naquela noite. Era uma Lua bonita!... Palha de Arroz, tranquila, parecia um arraial antigo dentro da madrugada. Lá no meio do céu, redonda e bonita, a Lua parecia um disco. Um disco cantando uma canção. Uma canção que poetas não escreveram nem músicos compuseram. Canção de luar de lua cheia por cima duma capital sem luz elétrica. Do tamanho mesmo da lua cheia em pleno e bruto sertão bravio. Daí aqueles pensamentos dançando nos corredores da cabeça do negro Pau de Fumo. Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade.
         Madrugada madura. Palha de Arroz tranquila mesma, serena. Calma. Dava-se que o movimento agora estava passando uns dias lá no outro lado do rio – bem ali em Timon.
         Canoeiros atravessando o pessoal para o festejo. Novenas de S. José. Outrora a cidade se chamava S. José das Flores. Mais conhecida mesmo só por Flores, nome que aliás o povo ainda chamava mesmo depois de mudado o nome para Timon.  

(Fontes Ibiapina: Palha de Arroz. Teresina: Corisco, 2002, p. 52-3)

Em “Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade”, encontramos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, precisamos compreender que o tema central envolve a identificação de classes e funções das palavras na frase destacada do texto. Isso requer um entendimento de morfologia, que estuda a estrutura, formação e classificação das palavras.

Alternativa Correta: A - três advérbios combinados com finalidade enfática de generalização negativa.

A frase em questão é: "Uma canção de luar com a mesma poesia de paragem que nunca sequer ao menos alguém sonhou com eletricidade".

Vamos analisar:

  • Nunca, sequer e ao menos são advérbios. Advérbios são palavras invariáveis que modificam um verbo, adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias de tempo, modo, lugar, intensidade, etc.
  • Esses advérbios estão sendo usados juntos para enfatizar uma ideia de negação total, reforçando que ninguém, em momento algum, pensou em eletricidade.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • B - quatro substantivos que se referem a componentes da natureza descrita no texto: A frase contém substantivos, mas não especificamente quatro que se referem à natureza, e sim, termos que não se relacionam diretamente com a descrição natural.
  • C - um verbo da segunda conjugação empregado no pretérito perfeito do indicativo: O verbo "sonhou" está no pretérito perfeito do indicativo, mas é da primeira conjugação (verbo sonhar) e não da segunda.
  • D - três locuções adjetivas que se relacionam com três substantivos diferentes: Não há locuções adjetivas na frase destacada. Locução adjetiva é um conjunto de palavras que desempenha a função de adjetivo, como "de luar", mas não há três delas se referindo a três substantivos distintos.
  • E - uma conjunção integrante que tem valor de pronome relativo sem antecedente: A frase não possui conjunção integrante com valor de pronome relativo. Conjunções integrantes introduzem orações subordinadas substantivas, o que não ocorre nesse caso.

Ao entender essas explicações, você estará mais preparado para identificar e classificar as palavras corretamente em um contexto de prova. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab. A


são eles: nunca, sequer, ao menos 
b) TRÊS substantivos que se referem a componentes da natureza descrita no texto. (canção de luar; poesia de paragem; eletricidade).
c) um verbo da TERCEIRA conjugação empregado no pretérito perfeito do indicativo (eu sonhei, tu sonhaste, ele sonhou).

d) DUAS locuções adjetivas que se relacionam com três substantivos diferentes. (de luar; de paragem).
e) Um pronome relativo (que) COM antecedente (canção de luar).

Corrijam-me se eu estiver errada, meu objetivo é sempre aprender.

na letra C segunda conjugação quer dizer terminação "er"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo