O corte esquemático referente à linha AB representa parte d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2005346 Geografia
O corte esquemático referente à linha AB representa parte do conjunto da nova classificação do relevo brasileiro formulada pelo professor Jurandyr Ross, baseada na análise de imagens de radar obtidas no período de 1970 a 1985 pelo Projeto Radambrasil. O gráfico abaixo indica, no lado esquerdo, altitude de 0 a 3.000 (m); o tipo 1 refere-se aos terrenos cristalinos, enquanto os tipos 2 e 3 a terrenos sedimentares. Dentre as 28 novas unidades do relevo elaboradas por Ross, quais se referem aos tipos 1, 2 e 3? Imagem associada para resolução da questão
Adaptado de SENE, E. e MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2. ed. reform. – São Paulo: Scipione, 2013 - p. 116.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema o relevo da Amazônia e a classificação do relevo brasileiro proposta por Jurandyr Ross.

Nela, temos um perfil topográfico e três unidades de relevo amazônico, aos quais o candidato deverá assinalar a alternativa correta que identifique quais são as classificações presentes na região.

Primeiramente, é importante observar com atenção a imagem contida no enunciado que traz as informações do relevo amazônico. A região 1 é uma região com maiores altitudes, e portanto deve ser uma região onde há a erosão e saída de sedimentos. Para o geógrafo, regiões onde predominam a formação e saída de sedimentos são áreas de planalto. Além disso, são regiões de estrutura cristalina que se caracteriza por áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, além de abrigar rochas metamórficas onde se formam minerais como ferro e manganês.
Já a região 2 é uma região de menor altitude e é um terreno sedimentar. Nessa lógica, cabe destacar que é uma área onde há a chegada e deposição de sedimentos. Para o autor, regiões com essas características são típicas de planícies.

Por fim, a área 3 é uma região de saída de sedimentos, se constituindo também por planaltos. 

Se observarmos a classificação do relevo brasileiro proposta pelo autor, com ênfase na Amazônia, percebe-se que temos as seguintes classificações:

1 - Planaltos residuais norte-amazônicos: relevo que ocupa uma área onde se mesclam terrenos sedimentares e cristalinos, na porção mais ao norte do país, que vai do Amapá até o Amazonas, caracterizando-se em alguns pontos pela definição das fronteiras brasileiras e em outros, pela presença das maiores altitudes do Brasil, como o Pico da Neblina (3014 m), na divisa do estado de Roraima com a Venezuela. Tal altitude pode ser vista na imagem contida no enunciado.
2 - Planície do Rio Amazonas - a região das terras baixas amazônicas era considerada uma das maiores planícies do mundo. Sua altitude não ultrapassa os 150 m de altitude. Além disso, é uma região que predomina o processo erosivo e deposicional, uma vez que mais de 95% dessas terras baixas são, na verdade, planaltos ou depressões de baixa altitude, onde o processo erosivo se sobrepõe ao de sedimentação restando à planície verdadeira uma estreita faixa de terras às margens dos grandes rios da região.
3 - Planaltos Residuais Sul-Amazônicos – também ocupam terrenos onde se há a presença de rochas sedimentares e cristalinas, estendendo se por uma larga faixa de terras ao sul do Rio Amazonas, desde a porção meridional do Pará até Rondônia. O destaque desse relevo é a presença de algumas formações em que são encontradas jazidas minerais de grande porte (é o caso da serra dos Carajás, no Pará).

Portanto, o gabarito da questão é a Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo