Em relação ao século XVIII, julgue os itens seguintes. O pri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q411945 História
Em relação ao século XVIII, julgue os itens seguintes.

O principal momento de radicalização da Revolução Francesa foi o chamado Terror, que intentava combater os inimigos externos da revolução, o império austríaco e, posteriormente, a Inglaterra.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O principal momento de radicalização da Revolução Francesa:

A fase conhecida como O Terror foi de fato um período de extrema radicalização durante a Revolução Francesa. No entanto, sua principal função não era apenas combater os inimigos externos, mas também — e principalmente — os internos. Esta etapa foi marcada por uma intensa repressão interna a fim de eliminar os opositores da revolução dentro da própria França.

A verdadeira natureza do Terror:

Com a liderança de Maximilien Robespierre e o Comitê de Salvação Pública, o Terror buscava purificar o corpo político da nação, erradicando traidores e qualquer um considerado uma ameaça à revolução ou aos seus ideais. Durante este período, milhares de pessoas foram guilhotinadas, incluindo o próprio rei Luís XVI.

Conclusão: Portanto, a afirmação de que o Terror visava unicamente combater os inimigos externos é incorreta. Os alvos do Terror incluíam uma ampla gama de supostos inimigos dentro da França, desde monarquistas e girondinos até revolucionários acusados de não serem radicais o suficiente.

Gabarito: Errado

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(x) ERRADO. "[...] Robespierre, líder supremo dos Jacobinos, decidiu implantar aEra do Terror. Mas o que significou isso? Significou que era necessário agir de modo ditatorial para alcançar um governo democrático e assegurar as conquistas instituídas pelas reformas que se realizavam. Para tais fins teve que Robespierre impor o poder do Estado sobre a população e condenar todos os que eram considerados suspeitos de traição à Guilhotina. Foi o período em que a Guilhotina foi mais usada. Até mesmo líderes Jacobinos próximos a Robespierre, como Danton por exemplo, foram guilhotinados. O excesso de terror fez com que os Girondinos articulassem um Golpe de Estado – o golpe “9 do Termidor” – e derrubassem  com a República Jacobina, guilhotinando inclusive Robespierre. Iniciava-se a terceira fase revolucionária."

A Inglaterra, que se encontrava em pleno processo de industrialização e expansão capitalista, estava à procura de novos mercados, de modo que não era, propriamente, inimiga da Revolução, mas do Regime Absolutista francês, altamente intervencionista e, portanto, prejudicial aos seus projetos expansionistas.

⚠️ATENÇÃO ➥ Devida as várias instabilidades surge então o chamado Terror Jacobino que é marcado por uma forte ditadura onde a guilhotina é o grande exemplo de ferramenta utilizada contra os inimigos da revolução.

- Posteriormente esse governo sofre um golpe da alta burguesia Girondina, a chamada Reação Termidoriana e assim dá inicio a 3º fase da Revolução.

Fase (Diretório)

- Marcado por um retrocesso histórico, anulando várias medidas tomadas durante o decorrer da revolução.

- A alta burguesia girondina acreditava que essas medidas eram absurdas.

- Assim, várias revoltas surgem de todos os lados daquela França e por tal motivo a alta burguesia vai apoiar um jovem general francês e um golpe, chamado golpe do 18 Brumário, onde Napoleão derruba o diretório e funda o chamado Consulado. 

Os principais inimigos combatidos pelo governo jacobino eram os INTERNOS (traidores da revolução), embora houvesse já nessa época um avanço das potências estrangeiras contra a França revolucionária (Inglaterra só iria se envolver mais diretamente após Trafalgar).

Terror é como fica conhecido o período (1793-1794) no qual os jacobinos se organizam para defender a Revolução. Sob o comando de Robespierre a Constituição é suspensa e são criados o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário, encarregado de prender e julgar os traidores da Revolução.

As principais característica são: Na Convenção, os jacobinos usaram o poder para declarar o rei Luís XVI culpado de traição e condená-lo a execução na guilhotina. ...

Em 1793, cerca de 40 mil pessoas (monarquistas, girondinos e ricos burgueses) foram executadas pelos jacobinos

Diferença entre Jacobinos e Girondinos: Os girondinos eram parte da burguesia que acreditava que as grandes mudanças necessárias já tinham acontecido e, por isso, possuíam uma visão mais conservadora. Já os jacobinos eram membros da burguesia que acreditavam que as mudanças deveriam ser ainda mais radicais do que as que estavam em curso.

INSTA: @MISSAOPMAL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo