A prestação de cuidados em odontologia pode ser estratifica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Odontólogo Plantonista |
Q1050917 Odontologia
A prestação de cuidados em odontologia pode ser estratificada em cinco níveis distintos de atenção, que decorrem, desde a atenção geral como condições adequadas de habitação até um nível de alta complexidade como a odontologia especializada. Dentre esses níveis, existe um grande destaque a atenção básica na Estratégia de Saúde da Família, que, para a Equipe de Saúde Bucal, remete, dentre outras atividades:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - A prevenção e práticas curativas indispensáveis.

A questão aborda a estratificação dos cuidados em odontologia, destacando a importância da atenção básica dentro da Estratégia de Saúde da Família. A atenção básica é fundamental porque se concentra em promover a saúde bucal da população por meio de ações preventivas e curativas essenciais, acessíveis a todos. Isso inclui atividades que visam evitar o surgimento de problemas bucais e tratar os problemas mais comuns e simples.

Analisando a alternativa correta (D): A prevenção e as práticas curativas indispensáveis representam o cerne da atenção básica. Esse nível de atenção prioriza medidas preventivas, como educação em saúde, aplicação de flúor e selantes, além do tratamento de cáries e doenças periodontais de maneira simplificada.

Analisando as alternativas incorretas:

A - Ao atendimento de fraturas mandibulares: Esse tipo de atendimento é considerado de alta complexidade e não faz parte da atenção básica. Fraturas mandibulares geralmente requerem tratamento especializado em ambiente hospitalar ou por cirurgiões especializados, o que está além do alcance das equipes de saúde bucal na atenção básica.

B - Ao atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO: Os CEOS são unidades de referência para procedimentos de média e alta complexidade, como endodontia e periodontia avançada. Esses serviços complementam, mas não substituem, a atenção básica.

C - A adequação da rede de esgoto e distribuição de água: Essa atividade pertence ao campo de saneamento básico, uma ação de saúde pública importante, mas que está fora do escopo direto das equipes de saúde bucal.

E - Aos serviços especializados socialmente mais necessários: Embora os serviços especializados sejam importantes, a atenção básica se concentra em cuidados mais gerais e abrangentes, que podem ser aplicados amplamente antes de se necessitar de especialização.

A atenção básica em saúde bucal é essencial para a promoção da saúde, prevenção de doenças e tratamento inicial, funcionando como a porta de entrada do sistema de saúde e evitando a progressão para condições que exigem cuidados mais complexos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta o conceito de estratificação da prestação de cuidados em odontologia em cinco níveis distintos de atenção, destacando a importância da atenção básica na Estratégia de Saúde da Família para a Equipe de Saúde Bucal. A alternativa correta é D, que se refere à prevenção e práticas curativas indispensáveis. Na atenção básica, o foco é principalmente na prevenção de doenças bucais por meio de práticas educativas e curativas, além do tratamento de doenças comuns. Portanto, a alternativa D está correta, pois a prevenção é um dos pilares da atenção básica em odontologia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo