Assinale a alternativa em que a alteração da estrutura, reti...
Texto I
Texto para a questão.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito na alternativa B
Solicita-se julgamento das propostas de redação:
As frases, com as alterações propostas pela banca, estão transcritas nas alternativas;
A) é a união da comunidade (linha 22) = é a comunidade se unir
Correta. Substituiu-se a estrutura nominal original por equivalente verbal. Não há transgressão à norma culta;
"Segundo a psicóloga, um fator que ajuda na superação desse tipo de situação é a comunidade se unir em um sentimento de retomada."
B) apesar do aumento na demanda (linhas 35 e 36) = apesar da demanda aumentar
Incorreta. Há sutil erro que prejudica a adequação da passagem à norma culta: a aglutinação da preposição "de" com o artigo "a".
O termo "demanda", na nova redação, é sujeito do verbo "aumentar", motivo pelo qual, frente à norma culta, veda-se sua anteposição direta por preposição (é o chamado sujeito preposicionado). Escorreita grafia da passagem ocorreria em: apesar de a demanda aumentar;
"De acordo com o secretário, apesar da demanda aumentar, a prefeitura tem conseguido manter o fornecimento das medicações com recursos próprios."
C) por ajuda de psicólogos e psiquiatras (linha 27) = por psicólogos e psiquiatras ajudarem
Correta. Substitui-se a estrutura nominal por forma verbal equivalente. Embora a opção estrutural não seja a mais adequada (a forma nominal é mais agradável), não há incorreção na passagem;
"'Ainda existe um preconceito muito grande em relação à saúde mental e à busca por psicólogos e psiquiatras ajudarem', afirma Aline."
D) de redução desses serviços (linha 35) = de reduzir esses serviços
Correta. Consoante estruturas anteriores, houve substituição entre forma nominal e forma verbal equivalente, sem prejuízo gramatical;
"Segundo a prefeitura, não há pretensão de reduzir esses serviços."
Gabarito letra B!!
É só se lembrar de uma regrinha bem simples: Sujeito não pode ser preposicionado.
''Apesar da demanda aumentar''. Quem aumenta? DEMANDA.
O termo "demanda", na nova alteração, é sujeito do verbo "aumentar", logo, se é sujeito, não posso deixá-lo preposicionado. O correto seria:
''Apesar DE a demanda aumentar''
Um adendo:
A maioria dos gramáticos, respaldados pela doutrina de que “o sujeito não pode vir regido de preposição”, dizem que isso é uma incorreção gramatical. Veja:
– Em virtude da regra gramatical impedir qualquer construção com sujeito preposicionado, devemos evitar qualquer contração antes de infinitivo. (construção não privilegiada)
– Em virtude de a regra gramatical impedir qualquer construção com sujeito preposicionado, devemos evitar qualquer contração antes de infinitivo. (construção privilegiada)
Fernando Pestana.
Força, guerreiro!
Se o erro da B é o sujeito vir preposicionado, por que a C também não tá errada?
A gramática normativa não aceita que haja contração entre a preposição e o artigo, se o termo posterior à preposição exercer a função de sujeito. Por isso, o correto é "apesar de o aumento na demanda".
B- GABARITO
Questão boa!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo