Relacione as características dos tipos climáticos e fitogeo...
( ) Temperatura constantemente elevada, apresentando amplitudes térmicas com pouca variação anual, permanentemente úmido, com precipitação acima dos 2 500 mm/ano, podendo ultrapassar os 3 000 mm/ano; formação fitogeográfica caracterizada por floresta perenifólia latifoliada. ( ) Amplitude térmica anual moderada; médias dos meses mais quentes abaixo de 25 °C e dos meses mais frios entre 10 °C e 15 °C, com picos que podem atingir temperaturas negativas; ocorre nas latitudes exteriores à Zona Intertropical mais próximas aos trópicos. As regiões mais expressivas são a Bacia Platina, na América do Sul, o sudeste dos EUA (com exceção da Península da Flórida, de clima tropical), da África do Sul e da China. ( ) Amplitude térmica anual expressiva, principalmente na modalidade continental; as médias dos meses mais quentes ficam em torno de 18 °C a 20 °C e as dos meses mais frios tendem a se aproximar de 0 °C, sendo comuns as temperaturas negativas; formações fitogeográficas predominantes nas regiões mais secas: pradarias; nas regiões mais úmidas: floresta temperada. ( ) As amplitudes térmicas diárias e anuais geralmente são extremas; regime pluviométrico: precipitações anuais são inferiores a 300 mm/ano. A irregularidade das chuvas pode ocasionar longos períodos – às vezes, anos – sem qualquer precipitação. Há locais rochosos sem qualquer vegetação, outros recobertos por dunas ou, ainda, aqueles com presença irregular de arbustos secos e plantas xerófitas de tipos variados.
1 – Clima Desértico 2 – Clima Equatorial 3 – Clima Temperado 4 – Clima Subtropical
Assinale a sequência correspondente.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa E.
Vamos analisar cada item da questão para entender por que a alternativa E é a correta:
(1) Temperatura constantemente elevada, apresentando amplitudes térmicas com pouca variação anual, permanentemente úmido, com precipitação acima dos 2 500 mm/ano, podendo ultrapassar os 3 000 mm/ano; formação fitogeográfica caracterizada por floresta perenifólia latifoliada.
Essa descrição corresponde ao Clima Equatorial. Esse tipo de clima é caracterizado por altas temperaturas e uma grande quantidade de precipitação ao longo do ano, favorecendo florestas densas e perenifólias. Portanto, a primeira característica é o Clima Equatorial (2).
(2) Amplitude térmica anual moderada; médias dos meses mais quentes abaixo de 25 °C e dos meses mais frios entre 10 °C e 15 °C, com picos que podem atingir temperaturas negativas; ocorre nas latitudes exteriores à Zona Intertropical mais próximas aos trópicos. As regiões mais expressivas são a Bacia Platina, na América do Sul, o sudeste dos EUA (com exceção da Península da Flórida, de clima tropical), da África do Sul e da China.
Esse é o Clima Subtropical, que apresenta variações moderadas de temperatura e é típico de regiões fora da Zona Intertropical, como destacado nas regiões mencionadas na descrição. Portanto, a segunda característica é o Clima Subtropical (4).
(3) Amplitude térmica anual expressiva, principalmente na modalidade continental; as médias dos meses mais quentes ficam em torno de 18 °C a 20 °C e as dos meses mais frios tendem a se aproximar de 0 °C, sendo comuns as temperaturas negativas; formações fitogeográficas predominantes nas regiões mais secas: pradarias; nas regiões mais úmidas: floresta temperada.
Essa descrição está associada ao Clima Temperado, que possui uma amplitude térmica significativa e pode variar bastante entre as estações do ano. As formações vegetais são pradarias e florestas temperadas, dependendo da umidade. Portanto, a terceira característica é o Clima Temperado (3).
(4) As amplitudes térmicas diárias e anuais geralmente são extremas; regime pluviométrico: precipitações anuais são inferiores a 300 mm/ano. A irregularidade das chuvas pode ocasionar longos períodos – às vezes, anos – sem qualquer precipitação. Há locais rochosos sem qualquer vegetação, outros recobertos por dunas ou, ainda, aqueles com presença irregular de arbustos secos e plantas xerófitas de tipos variados.
Essa descrição corresponde ao Clima Desértico, caracterizado por baixa precipitação e grandes variações de temperatura, tanto diárias quanto anuais. Portanto, a quarta característica é o Clima Desértico (1).
Agora que analisamos cada item, a sequência correta é 2, 4, 3 e 1, o que corresponde à alternativa E.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab E
2 – Clima Equatorial
Temperatura constantemente elevada, apresentando amplitudes térmicas com pouca variação anual, permanentemente úmido, com precipitação acima dos 2 500 mm/ano, podendo ultrapassar os 3 000 mm/ano; formação fitogeográfica caracterizada por floresta perenifólia latifoliada.
4 – Clima Subtropical
Amplitude térmica anual moderada; médias dos meses mais quentes abaixo de 25 °C e dos meses mais frios entre 10 °C e 15 °C, com picos que podem atingir temperaturas negativas; ocorre nas latitudes exteriores à Zona Intertropical mais próximas aos trópicos. As regiões mais expressivas são a Bacia Platina, na América do Sul, o sudeste dos EUA (com exceção da Península da Flórida, de clima tropical), da África do Sul e da China.
3 – Clima Temperado
Amplitude térmica anual expressiva, principalmente na modalidade continental; as médias dos meses mais quentes ficam em torno de 18 °C a 20 °C e as dos meses mais frios tendem a se aproximar de 0 °C, sendo comuns as temperaturas negativas; formações fitogeográficas predominantes nas regiões mais secas: pradarias; nas regiões mais úmidas: floresta temperada.
1 – Clima Desértico
As amplitudes térmicas diárias e anuais geralmente são extremas; regime pluviométrico: precipitações anuais são inferiores a 300 mm/ano. A irregularidade das chuvas pode ocasionar longos períodos – às vezes, anos – sem qualquer precipitação. Há locais rochosos sem qualquer vegetação, outros recobertos por dunas ou, ainda, aqueles com presença irregular de arbustos secos e plantas xerófitas de tipos variados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo