De acordo com as disposições da Consolidação das Leis do Tr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067603 Direito do Trabalho
De acordo com as disposições da Consolidação das Leis do Trabalho sobre remuneração, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A banca abordou o tema "remuneração". De acordo com o caput do artigo 457 da CLT compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

Vamos analisar as alternativas da questão:

A. ERRADA. A letra "A" está errada ao afirmar que integram o salário a importância fixa estipulada, mas não as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. 

Observem o dispositivo legal abaixo:

Art. 457 da CLT § 1o  Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.        

B. ERRADA. A letra "B" está errada ao afirmar que as importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, permitido seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos integram a remuneração do empregado, incorporam-se ao contrato de trabalho e constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário. 

Observem o dispositivo legal abaixo:

Art. 457 da CLT  § 2o  As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.         
     
C. CERTA. A letra "C" está certa ao afirmar que compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. 

De acordo com o caput do artigo 457 da CLT compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.

D. ERRADA. A letra "D" está errada ao afirmar que se considera gorjeta apenas a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado. 

Observem o dispositivo legal abaixo:

Art. 457 da CLT § 3º  Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados.              

O gabarito é a letra C. 

Legislação: 

Art. 457 da CLT Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.              

§ 1o  Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.                             
§ 2o  As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.               

§ 3º  Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados.              

§ 4o  Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.             

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 457 da CLT - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.   

Gabarito: C

A) Integram o salário a importância fixa estipulada, mas não as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador

Errado, conforme Art. 457, §1º, as gratificações legais e comissões também integram.

B) As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, permitido seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos integram a remuneração do empregado, incorporam-se ao contrato de trabalho e constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.

Errado, trocou "vedado" por "permitido", conforme Art. 457, §2º.

C) Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. (Art. 457, caput)

D) Considera-se gorjeta apenas a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado.

Errado, pois, conforme art. 457, §3º, também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados, também é gorjeta.

Aliás, a doutrina classifica a primeira hipótese (valor espontaneamente dado pelo cliente ao empregado) como gorjeta própria e a segunda como imprópria.

Temos mapa sobre o assunto!

Acerca da assertiva B:

  • Em uma interpretatio contrario sensu, se o auxílio-alimentação for pago em dinheiro, possuirá natureza salarial.
  • SUM-101 DIÁRIAS DE VIAGEM. SALÁRIO (incorporada a Orienta- ção Jurisprudencial nº 292 da SBDI-I) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005 Integram o salário, pelo seu valor total e para efeitos indenizatórios, as diárias de viagem que excedam a 50% (cinquenta por cento) do salário do empregado, enquanto perdurarem as viagens.

➡️ COMISSÃO = SALÁRIO;

➡️ GORJETA = REMUNERAÇÃO!

✌️

Só para ficar bem completo o estudo sobre as gorjetas:

Além do artigo Art. 457 da CLT - "Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber" é importante lembrar da Súmula SUM-354 do TST: GORJETAS. NATUREZA JURÍDICA. REPERCUSSÕES (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado, não servindo de base de cálculo para as parcelas de aviso-prévio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado.

A alternativa C (certa) diz que para todos os efeitos legais, mas a verba não integra a base de cálculo de todas as verbas contratuais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo