O tipo de amnésia mais comumente encontrável na Doença de Al...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é a B: amnésia anterógrada.
Entendendo os tipos de amnésia
- Amnésia anterógrada: Caracterizada pela dificuldade em formar novas memórias. Ou seja, o indivíduo tem dificuldade em lembrar de eventos recentes. É o tipo de amnésia mais comum na Doença de Alzheimer, pois a doença afeta as áreas do cérebro responsáveis pela consolidação de novas memórias.
- Amnésia de evocação: Refere-se à dificuldade em recuperar informações já armazenadas na memória. Embora possa estar presente na Doença de Alzheimer, não é a característica mais marcante.
- Amnésia seletiva: Geralmente associada a eventos traumáticos, a amnésia seletiva envolve a perda de memória de eventos específicos, enquanto outras memórias permanecem intactas. Não é característica da Doença de Alzheimer.
- Paramnésia: Refere-se a distorções da memória, como falsas memórias ou confabulações. Pode ocorrer na Doença de Alzheimer, mas não é o tipo de amnésia mais comum.
Por que a amnésia anterógrada é a mais comum na Doença de Alzheimer?
A Doença de Alzheimer causa a degeneração de neurônios em áreas do cérebro cruciais para a formação de novas memórias. Conforme a doença progride, a capacidade de consolidar novas informações se torna cada vez mais comprometida.
Em resumo:
A dificuldade em formar novas memórias (amnésia anterógrada) é um dos sintomas mais característicos da Doença de Alzheimer. Essa dificuldade é causada pela degeneração neuronal em áreas do cérebro responsáveis pela memória.
Outros sintomas comuns da Doença de Alzheimer:
- Dificuldade em encontrar palavras
- Desorientação no tempo e no espaço
- Alterações de comportamento
- Dificuldade em realizar tarefas diárias
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo