Sobre o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: MPE-AL Prova: COPEVE-UFAL - 2012 - MPE-AL - Contador |
Q861467 Administração Financeira e Orçamentária
Sobre o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre os instrumentos de planejamento orçamentário do Brasil: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento Anual (LOA). Esses são elementos essenciais da gestão pública e conhecer suas características é fundamental para resolver questões de concursos na área de Administração Financeira e Orçamentária.

Alternativa Correta: B - O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa B está correta porque, de acordo com a Constituição Federal, as propostas orçamentárias dos órgãos, como o Ministério Público, devem respeitar os limites e orientações estabelecidos na LDO. A LDO é responsável por traçar as diretrizes para a elaboração do orçamento anual, incluindo limites de despesas para diferentes áreas, garantindo assim o equilíbrio fiscal e a alocação adequada dos recursos públicos.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta porque o projeto do PPA deve ser encaminhado ao Congresso Nacional até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial, e não seis meses, como citado.

C - A alternativa C é incorreta. O projeto de lei de diretrizes orçamentárias é encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro, e não nove meses e meio. Além disso, a LDO deve ser devolvida para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa, como mencionado.

D - Esta alternativa está errada. O projeto de lei orçamentária da União é encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro, e não seis meses.

E - A alternativa E está incorreta. Não há previsão legal que destine, obrigatoriamente, vinte por cento do orçamento da seguridade social ao setor de saúde na ausência de aprovação da LDO.

Com essas explicações e a compreensão dos prazos e funções de cada instrumento de planejamento orçamentário, você estará mais preparado para enfrentar questões semelhantes em concursos públicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. B

 

Art. 99. Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira.

§ 1º Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias.

____________________

§ 3º O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

ADCT

Art. 35. O disposto no art. 165, § 7º, será cumprido de forma progressiva, no prazo de até dez anos, distribuindo-se os recursos entre as regiões macroeconômicas em razão proporcional à população, a partir da situação verificada no biênio 1986-87.

    § 1º Para aplicação dos critérios de que trata este artigo, excluem-se das despesas totais as relativas:

        I -  aos projetos considerados prioritários no plano plurianual;

        II -  à segurança e defesa nacional;

        III -  à manutenção dos órgãos federais no Distrito Federal;

        IV -  ao Congresso Nacional, ao Tribunal de Contas da União e ao Poder Judiciário;

        V  -  ao serviço da dívida da administração direta e indireta da União, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público federal.

    § 2º Até a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, § 9º, I e II, serão obedecidas as seguintes normas:

        I -  o projeto do plano plurianual, para vigência até o final do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial subseqüente, será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa;

        II -  o projeto de lei de diretrizes orçamentárias será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa;

        III -  o projeto de lei orçamentária da União será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.

ALTERNATIVA B) 

 

A) O PPA deve ser encaminhado ao Congresso Nacional no primeiro ano do mandato presidencial, até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro (31 de agosto), e devolvido para sanção até 22 de dezembro do mesmo ano.

 

B) Art. 127, §3º da CF/88.

 

C) De acordo com o Art. 35, §2º, II do ADCT o projeto de LDO será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.

 

D) De acordo com o Art. 35, §2º, III do ADCT o projeto de lei orçamentária da União será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.

 

E) Art. 55 do ADCT Até que seja aprovada a lei de diretrizes orçamentárias, trinta por cento, no mínimo, do orçamento da seguridade social, excluído o seguro-desemprego, serão destinados ao setor de saúde.

Resumindo:

PROJETO DO PPA - encaminhado até 4 meses antes do encerramento do 1º exe fin (31/08) e devolvido para sanção até o encerramento da SLO (22/12)

PROJETO DA LDO - encaminhado até 8 1/2 meses antes do encerramento do exe fin (15/04) e devolvido para sanção até o encerramento do 1º período da SLO (17/07)

PROJETO DA LOA - encaminhado até 4 meses antes do encerramento do exe fin (31/08) e devolvido para sanção até o encerramento da SLO (22/12)

(Art. 35, §2º do ADCT)

Até a aprovação da LDO, no mínimo 30% do Orç Seg Social será para a saúde (excluído o seguro-desemprego). (Art. 55 do ADCT)

O MP e as Defensorias Públicas, assim como os três Poderes, devem elaborar suas respectivas propostas orçamentárias dentro dos limites da LDO. Caso não encaminhe, o Executivo considerará os valores da LOA vigente. Caso os valores da LOA vigente fiquem em desacordo com a LDO futura, o Executivo fará ajustes. (§§ 3º a 5º do Art. 127, §§2º e 3º do Art. 134 e §§ 3º e 4º do Art. 99 da CF)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo