Leia o fragmento da notícia publicada em https://g1.globo.co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2665569 Atualidades

Leia o fragmento da notícia publicada em https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2022/07/29/aameaca-invisivel-a-vida-das-baleias-nos-oceanos.ghtml.


A ameaça invisível à vida das baleias nos oceanos.

O zumbido quase constante da poluição sonora subaquática, como o causado pelo tráfego dos navios, pode prejudicar muito o modo de vida de diversos animais marinhos.


Por Ally Hirschlag, BBC


Imagem associada para resolução da questão


Uma das espécies animais mais ameaçadas do mundo: orca, residente do sul, nada no litoral da ilha San Juan, no Estado Americano de Washington — Foto: M. MALLESON/GETTY IMAGES.


Pesquisadores estão descobrindo o tamanho do impacto dos ruídos humanos na vida oceânica —mas existem formas surpreendentemente simples de lidar com essa espécie menosprezada de poluição. [...]


Problema ressonante.


(i) O ruído oceânico causado pelos seres humanos vem de uma enorme variedade de fontes, que vão desde os sonares militares e o pouso de aeronaves, até a construção de fazendas eólicas em alto-mar e pesquisas sísmicas para exploração de petróleo e gás. Mas a fonte de ruídos mais comum são os navios, especificamente suas hélices.

(ii) Quando às hélices dos navios — especialmente dos mais antigos — giram em alta velocidade, elas podem criar queda de pressão no lado oposto, atrás da hélice, o que resulta em uma grande quantidade de bolhas e ruídos de baixa frequência. Este efeito é conhecido como cavitação.

(iii) O som de baixa frequência tem longo alcance e pode prejudicar as comunicações entre os animais marinhos em uma área muito grande. Os golfinhos nariz-de-garrafa, por exemplo, usam todo tipo de sons para comunicar-se entre si.

(iv) Alguns desses sons podem ser detectados por outros golfinhos a mais de 20 km de distância e são, frequentemente, prejudicados pelos ruídos de origem humana.


Podemos afirmar que é verdadeiro o que se lê:

Alternativas