Em relação aos transtornos de personalidade antissocial, NÃ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre os transtornos de personalidade antissocial. A questão pede para identificar uma afirmação que não é verdadeira sobre esse transtorno. O conhecimento necessário envolve aspectos clínicos, estatísticos e abordagens terapêuticas relacionadas ao transtorno de personalidade antissocial.
Alternativa Correta: B - "Dada a sua gravidade, o transtorno de personalidade antissocial não tem tratamento."
Justificativa: Esta é a alternativa incorreta. Embora o transtorno de personalidade antissocial seja desafiador para tratar, existem abordagens terapêuticas disponíveis, como intervenções psicossociais e, em alguns casos, medicamentos. Portanto, afirmar que não há tratamento é errôneo.
Análise das Alternativas Incorretas:
A. "Transtorno de personalidade antissocial é um grave transtorno que inclui comportamento global de desrespeito e violação dos direitos alheios." - Esta afirmação é correta. O transtorno é caracterizado por um padrão persistente de desrespeito e violação dos direitos dos outros.
C. "A prevalência do transtorno antissocial oscila em torno de 3% dos homens e 1% das mulheres na população geral." - Esta declaração está correta. Os dados de prevalência indicam que o transtorno é mais comum entre homens do que entre mulheres.
D. "Como existe uma taxa de transtornos de conduta da infância que se convertem em transtorno de personalidade antissocial na vida adulta, a abordagem dos casos na infância sempre tem implicações de valor de prevenção do comportamento antissocial." - Esta afirmação está correta. Intervenções na infância podem ajudar a prevenir a progressão para transtornos de personalidade antissocial na vida adulta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo