De acordo com o CANMAT (2018), em relação ao tratamento da ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre o tratamento da depressão bipolar de acordo com o CANMAT (2018), é fundamental entender quais são as diretrizes e recomendações atualizadas sobre o tema.
A alternativa correta da questão, isto é, a opção INCORRETA sobre o tratamento da depressão bipolar, é a Alternativa C.
Justificativa da Alternativa C:
A alternativa C afirma que é aconselhado considerar uma dose alvo de 100mg/dia de lamotrigina. No entanto, essa informação está INCORRETA de acordo com o CANMAT. A lamotrigina, na prática clínica, é geralmente titulada até doses mais altas, frequentemente na faixa de 200mg a 400mg/dia, dependendo do paciente e da resposta ao tratamento. Portanto, a dose alvo de 100mg/dia é subestimada e não está alinhada com as diretrizes.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A:
A monoterapia com antidepressivos não é recomendada para depressão bipolar, pois pode induzir episódios maníacos ou hipomaníacos. Essa informação está correta e de acordo com as diretrizes.
Alternativa B:
Quetiapina, lítio, lamotrigina e lurasidona são, de fato, opções de tratamento de primeira linha para a depressão bipolar, conforme indicado pelo CANMAT. Portanto, essa afirmação também está correta.
Alternativa D:
Para pacientes que não respondem aos agentes de primeira linha, a monoterapia com divalproato pode ser considerada uma opção de segunda linha. Esta alternativa está, portanto, correta.
Ao abordar questões de concursos, sempre leia atentamente o enunciado e marque palavras-chave, como "INCORRETA", para não se confundir. Analisar o contexto e ter um conhecimento atualizado sobre as diretrizes são fatores que ajudam a responder corretamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo