A doença celíaca (DC) caracteriza-se por atrofia das vilosi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2319032 Nutrição
A doença celíaca (DC) caracteriza-se por atrofia das vilosidades intestinais, é uma enteropatia autoimune, semelhante à alergia alimentar, mas com diferença importante relacionada à cronicidade das lesões. Sobre a temática, analise as afirmativas:

1– A exclusão do glúten da dieta determina completa recuperação intestinal, mas a intolerância é permanente.

2– A doença celíaca pode ser considerada quando houver intoxicação de ferro, ácido fólico ou vitamina B12, redução dos níveis de albumina sérica.

3– A anemia ferropriva é comum em pacientes que apresentam os sintomas e sinas clássicos da doença celíaca.

4– A doença celíaca pode ser classificada clinicamente, de acordo com a forma de apresentação, em clássica, atípica, silenciosa e latente. A doença celíaca latente caracteriza-se por sinais de má-absorção gastrointestinal após exposição ao glúten da dieta, em geral manifesta entre 6 e 24 meses de idade.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1 e 3, apenas.

Segundo a PORTARIA Nº 1149, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2015. Aprova o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Celíaca, a anemia aparece tanto na forma clássica quanto na não clássica.

- Forma Clássica (típica): caracteriza-se pela presença de diarreia crônica, em geral acompanhada de distensão abdominal e perda de peso. Também pode haver diminuição do tecido celular subcutâneo, atrofia da musculatura glútea, falta de apetite, alteração de humor (irritabilidade ou apatia), vômitos e anemia. Esta forma clínica pode ter evolução grave, conhecida como crise celíaca, ocorrendo quando há retardo no diagnóstico e no tratamento, particularmente entre o primeiro e o segundo anos de vida, e frequentemente desencadeada por infecção. Esta complicação potencialmente fatal se caracteriza pela presença de diarreia com desidratação hipotônica grave, distensão abdominal por hipopotassemia e desnutrição grave, além de outras manifestações como hemorragia e tetania.

- Forma não clássica (atípica): caracteriza-se por quadro mono ou oligossintomático, em que as manifestações digestivas estão ausentes ou, quando presentes, ocupam um segundo plano. Os pacientes podem apresentar manifestações isoladas, como, por exemplo, baixa estatura, anemia por deficiência de ferro refratária à reposição de ferro por via oral, anemia por deficiência de folato e vitamina B12, osteoporose, hipoplasia do esmalte dentário, artralgias ou artrites, constipação intestinal refratária ao tratamento, atraso puberal, irregularidade do ciclo menstrual, esterilidade, abortos de repetição, ataxia, epilepsia (isolada ou associada à calcificação cerebral), neuropatia periférica, miopatia, manifestações psiquiátricas (depressão, autismo, esquizofrenia), úlcera aftosa recorrente, elevação das enzimas hepáticas sem causa aparente, fraqueza, perda de peso sem causa aparente, edema de surgimento abrupto após infecção ou cirurgia e dispepsia não ulcerosa. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo