Com o objetivo de preservar a crista óssea alveolar, fragme...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
Esta questão aborda a remoção cirúrgica de fragmentos de ápices radiculares retidos, uma situação comum em cirurgia maxilofacial. O foco está em preservar a crista óssea alveolar, uma preocupação importante para garantir a saúde e a estética bucal após procedimentos cirúrgicos. Para resolver essa questão, é essencial ter conhecimentos sobre técnicas cirúrgicas específicas utilizadas na odontologia, especialmente no que se refere a manipulação e preservação do osso alveolar.
Alternativa Correta: B - osteotomia apical lateral.
A osteotomia apical lateral é a técnica correta porque envolve a remoção de uma porção de osso ao redor do ápice radicular para permitir a sua remoção sem comprometer a integridade da crista óssea alveolar. Esta técnica é utilizada justamente para acessar e remover fragmentos radiculares que podem estar difíceis de serem extraídos por outros métodos mais convencionais.
Justificativas das Alternativas Incorretas:
A - Luxação pelo acesso coronal: Esta técnica não é adequada para a situação apresentada, pois a luxação pelo acesso coronal é mais indicada para dentes que estão em posição de serem extraídos inteiros. Não preserva adequadamente a crista óssea em casos de ápices retidos.
C - Deslocamento de um retalho lingual: Esta opção se refere a uma técnica de acesso e não diretamente à remoção de ápices radiculares. Além disso, ela não está diretamente relacionada à preservação da crista óssea alveolar como a osteotomia apical lateral.
D - Utilização de fórceps: O uso de fórceps é uma técnica comum para extração, mas não é adequada neste caso, pois pode resultar em danos à crista óssea alveolar, especialmente se os fragmentos radiculares estiverem fixos ou difíceis de acessar.
E - Segmentação das raízes: Esta técnica envolve cortar as raízes para facilitar a remoção, mas não se aplica bem à remoção de ápices retidos sem comprometer a crista óssea.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo