As décadas finais do século XIX testemunharam a entrada do c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: CVM Prova: ESAF - 2010 - CVM - Agente Executivo - Prova 1 |
Q526030 História
As décadas finais do século XIX testemunharam a entrada do capitalismo numa nova fase, a monopolista, cujo resultado mais visível foi a expansão neocolonial. São características definidoras desse imperialismo contemporâneo, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito da questão que trata das características definidoras do imperialismo contemporâneo aponta a alternativa "D - retirada do Estado do cenário econômico mundial" como a incorreta. Isso significa que, ao contrário das outras opções que são traços marcantes do período, a retirada do Estado não corresponde à realidade do imperialismo daquela época.

A alternativa "A - fusão entre capital bancário e industrial" é uma característica definidora do imperialismo, onde o capital de bancos e empresas industriais uniram-se, potencializando o poder econômico e a influência de ambas as entidades.

Por sua vez, a alternativa "B - forte movimento de exportação de capitais" se refere à prática de países industrializados de investir em regiões menos desenvolvidas para obter maiores lucros, um fenômeno típico desse período.

A "C - expansão de grandes corporações mundiais" destaca a formação e o crescimento de empresas que passaram a operar em uma escala global, consolidando o poder econômico em poucas mãos e ampliando a influência destas corporações pelo mundo.

Finalmente, a alternativa "E - acentuado processo de concentração de capitais" indica a tendência de acumulação de riquezas e controle dos meios de produção por um número reduzido de empresas ou indivíduos, o que é uma marca do imperialismo e do capitalismo monopolista.

Em resumo, a alternativa D é a que não corresponde ao imperialismo contemporâneo, pois neste período houve uma intensa participação dos Estados nacionais no cenário econômico mundial, muitas vezes apoiando e facilitando as atividades das empresas em suas ambições imperialistas e neocoloniais.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O neocolonialismo diferencia-se do colonialismo por não se efetuar diretamente a ocupação do país, os Estados não se retiram do cenário econômico.

Resposta: D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo