Em relação à doença de Alzheimer assinale a resposta CORRETA.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ALTERNATIVA CORRETA É: B - A formação excessiva, ou remoção insuficiente, do beta-amiloide é um dos mecanismos básicos que explicam o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:
- A: Esta afirmação é incorreta porque a formação de placas de amiloide não lesa diretamente os neurônios dopaminérgicos. As placas de beta-amiloide são mais associadas à neurodegeneração em áreas do cérebro responsáveis pela memória e não especificamente nos neurônios dopaminérgicos.
- C: Esta alternativa é falsa porque a doença de Alzheimer não é clinicamente provável apenas com a perda cognitiva após um mês de um evento cardiovascular. A demência relacionada a um evento cardiovascular é mais caracterizada como demência vascular.
- D: Esta afirmação é incorreta, pois a ApoE (apolipoproteína E) está associada ao transporte de lipídios e ao metabolismo do beta-amiloide, mas em pacientes com Alzheimer, a variante ApoE4 está relacionada a um risco aumentado para a doença, não a uma hiperativação.
EM RESUMO: A formação excessiva ou a remoção insuficiente do beta-amiloide é um mecanismo central no desenvolvimento da doença de Alzheimer, sendo a base para a formação das placas que caracterizam a patologia.
PONTOS CHAVE:
- Beta-amiloide é fundamental no desenvolvimento da doença de Alzheimer.
- Placas de amiloide não lesionam neurônios dopaminérgicos.
- ApoE4 aumenta o risco da doença, não está hiperativada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo