Atritos permanentes decorrentes de disputas imperialistas, p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: CVM Prova: ESAF - 2010 - CVM - Agente Executivo - Prova 1 |
Q526031 História
Atritos permanentes decorrentes de disputas imperialistas, profundas rivalidades políticas assentadas em extremado nacionalismo e constituição de dois blocos antagônicos de alianças entre países, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, configuram, entre outros aspectos, o quadro histórico que resultou na:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: E - Primeira Guerra Mundial.

A Primeira Guerra Mundial foi o resultado de uma série de tensões e conflitos que se acumularam no início do século XX. Os principais fatores que contribuíram para o desencadeamento do conflito foram:

  • Atritos permanentes resultantes de disputas imperialistas entre as grandes potências da época, especialmente na África e na Ásia;
  • Rivalidades políticas intensificadas por um sentimento de nacionalismo exacerbado, que levava cada nação a buscar afirmar sua supremacia e interesses acima dos demais;
  • A formação de dois blocos antagônicos de alianças: a Tríplice Aliança, composta por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, e a Tríplice Entente, formada por França, Reino Unido e Rússia. Essas alianças foram forjadas para garantir apoio militar mútuo em caso de guerra.

Esses elementos criaram um ambiente internacional tenso e instável, que culminou no estopim da guerra com o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando da Áustria, em Sarajevo, em 1914. A Primeira Guerra Mundial, também conhecida como Grande Guerra, foi um conflito de proporções globais que envolveu diversas nações e resultou em grandes mudanças geopolíticas e sociais no mundo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra E, primeira guerra mundial.

Gabarito: E

A Tríplice Entente ( = entente é mais usado na política, significa acordo, contrato).Foi uma aliança feita entre a Inglaterra, França e o Império Russo para lutarem na Primeira Guerra Mundial contra o pangermanismo e as expansões alemãs e austro-húngaras pela Europa
Na Primeira Guerra, duas alianças lutavam, a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália).

e) Primeira Guerra Mundial.

 

 

 

Política de Alianças

 

Os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram.

 

Tríplice Aliança, formada em 1882, por Alemanha, Áustria e Itália (a Itália passou para a outra aliança em 1915).

Tríplice Entente, formada em 1907, por França, Inglaterra e Rússia.

 

O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente.

A Primeira Guerra Mundial foi o resultado dos atritos permanentes provocados pelo imperialismo das grandes potências europeias. 

Dois blocos enfrentaram-se: a , Tríplice ALIANÇA formada pela (Alemanha, Áustria e Itália) e a Tríplice ENTENTE formada pela (França, Inglaterra e Rússia.)

 A Grande Guerra deixou profundas consequências para todo o mundo. Podemos destacar: redesenhou o mapa político da Europa e do Oriente Médio; marcou a queda do capitalismo liberal; motivou a criação da Liga das Nações. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo