Durante o regime militar, a economia brasileira mergulhou em...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q425730 História
Durante o regime militar, a economia brasileira mergulhou em uma das mais graves crises de sua história. Para conter a inflação elevada, os governos posteriores ao regime militar adotaram planos econômicos para tentar combater a hiperinflação. Qual plano econômico bloqueou contas e aplicações financeiras nos bancos, confiscou cerca de 80% do dinheiro que circulava no país, incluindo o das cadernetas de poupança e extinguiu a moeda vigente à época, o cruzado, restabelecendo o cruzeiro?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Plano Collor, referente à alternativa A, foi um conjunto de medidas econômicas extremas adotadas no Brasil com a intenção de combater a hiperinflação. Uma das ações mais impactantes e controversas desse plano foi o bloqueio de contas e aplicações financeiras, o que resultou no confisco de cerca de 80% do dinheiro que estava em circulação no país. Esse bloqueio não poupou nem mesmo as cadernetas de poupança.

Além disso, houve a extinção da moeda que era vigente naquela época, o cruzado, sendo substituída pelo cruzeiro. O Plano Collor é frequentemente lembrado pela população brasileira devido ao trauma econômico e social que causou, afetando profundamente a vida de milhões de brasileiros que tiveram seus recursos financeiros congelados.

Portanto, a resposta correta para a questão é a Alternativa A - Plano Collor.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão com um bom "peguinha", tratando primeiramente do regime militar e adicionando ao assunto o período presidido pelo Fernando Collor.

16 de março de 1990. Um dia após a posse de Fernando Collor de Mello como primeiro presidente da República eleito pelo voto direto em mais de 25 anos, os brasileiros tiveram uma desagradável notícia. O governo resolveu botar a mão no dinheiro de poupadores com a justificativa de combate à inflação. Coube à economista Zélia Cardoso de Mello, primeira e única mulher a comandar o Ministério da Fazenda, anunciar o Plano Brasil Novo, que passou a história simplesmente como Plano Collor. Além de uma reforma administrativa ampla, da abertura da economia, de congelamento de preços e salários, a parte mais explosiva do plano consistia no bloqueio, por 18 meses, dos saldos superiores a NCz$ 50 mil nas contas correntes, de poupança e demais investimentos. Além do confisco, a ministra anunciou ainda o corte de três zeros no valor da moeda e a substituição do cruzado novo pelo cruzeiro.


Minha vó tem ódio do Fernando Collor até hoje!Venceu as eleições no domingo passado (5 de outubro de 2014) com uma larga vantagem de mais 270 mil votos sob a segunda colocada, o povo alagoano reconduziu Fernando Collor de Mello (PTB) ao Senado Federal. 

*O Banco Central do Brasil, responsável pela implementação política monetária no Brasil.

CARACTERÍSTICAS DO GOVERNO COLLOR

 

Retorno do Cruzeiro.

 

Bloqueio de depósitos nas cadernetas de poupança e contas correntes a partir de um determinado valor por um prazo de 18 meses.

 

O Ministério da Fazenda foi ocupado por Zélia Cardoso de Mello.

 

Fernando Collor foi eleito o primeiro presidente civil brasileiro, por voto direto, desde 1960, segundo as normas democráticas da nova Constituição. Derrotou o candidato Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da eleição.

Plano Cruzado II, Plano Bresser, Plano Verão foram as tentativas do governo Sarney de reestabelecer a economia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo