A partir de meados do século XIX, esboçavam-se, em determina...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na segunda metade do século XIX, o Brasil começou a vivenciar sinais de modernização econômica em certas regiões do país. Esse processo foi marcado pela atuação de empreendedores notáveis que se destacaram em múltiplas áreas de desenvolvimento, como a construção de estradas de ferro, a indústria naval, a instalação de serviços de gás e atividades financeiras.
Entre essas personalidades emblemáticas do período, destaca-se a figura de Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá, que é reconhecido por seu papel vital nesse progresso multifacetado. O Barão de Mauá foi um pioneiro na infraestrutura do Brasil, contribuindo significativamente para a modernidade do país através de suas diversas iniciativas empresariais.
Resposta Correta: A - Irineu Evangelista de Souza, Barão de Mauá.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra A . Após a tarifa Alves branco o Barão de Mauá provocou um pequeno surto industrial no Brasil
Graças a Mauá houve grande progresso material durante o Segundo Império: na Indústria, nos meios de transportes, comunicações e serviços urbanos (iluminação à gás, abastecimento de água,bondes, etc).
Ferrovia = Barão de Mauá.. Tentou sozinho industrializar o país, infelizmente, cafeicultores atrasaram demais o que já estava muito atrasado.. Hoje, sofremos..
Imagine você, morando no Rio Grande do sul poder chegar à Bahia ou do Goias conhecer a Amazônia, exemplos... Porém, a falta de estradas de ferro e outras formas de locomoção estão anos atrasadas, o que prejudica além da locomoção dentro do país, também prejudica e muito o valor dos produtos.
Irineu Evangelista de Sousa, Visconde de Mauá , foi um comerciante, armador, industrial e banqueiro brasileiro. Ao longo de sua vida foi merecedor, por contribuição à industrialização do Brasil no período do Império (1822-1889), dos títulos nobiliárquicos primeiro de barão (1854) e depois de Visconde de Mauá (1874).
Foi pioneiro em várias áreas da economia do Brasil. Dentre as suas maiores realizações encontra-se a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro no país, a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá na cidade de Magé, no atual estado do Rio de Janeiro, o início da exploração do rio Amazonas e afluentes, bem como o Guaíba e afluentes, no Rio Grande do Sul, com barcos a vapor, a instalação da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro, a criação do terceiro Banco do Brasil (o primeiro, de 1808, concretizou em 1829 a possibilidade existente em seu estatuto de se dissolver ao final de 20 anos, e a instalação do cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e a Europa.
A história das ferrovias começa no Brasil em 1854 com a inauguração da Estrada de Ferro Mauá, inaugurada por Dom Pedro II, mas concebida graças à genialidade de Irineu Evangelista de Souza (Barão de Mauá).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo