Os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (19)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - permanentes.
Vamos entender o tema da questão e como ela aborda os conhecimentos necessários para resolvê-la.
Em Arquivologia, os documentos são classificados de acordo com o seu ciclo de vida. Esses ciclos são denominados como fases ou idades, e são três: corrente, intermediária e permanente. Cada uma dessas fases indica o valor e o uso dos documentos ao longo do tempo.
Documentos permanentes são aqueles que possuem valor histórico, probatório e informativo significativo e, por isso, devem ser preservados indefinidamente. Eles são essenciais para a memória institucional e a pesquisa histórica.
Agora, vamos justificar as alternativas:
A - permanentes (Correta): Documentos que possuem valor histórico, probatório e informativo e que devem ser preservados de forma definitiva são chamados de documentos permanentes. Eles são essenciais para a preservação da memória e história de uma instituição ou sociedade.
B - correntes (Incorreta): Documentos correntes são aqueles que estão em fase de uso administrativo ativo. Eles são frequentemente consultados e utilizados no dia a dia da instituição. Esses documentos ainda não foram avaliados para saberem se serão descartados ou preservados permanentemente.
C - frequentes (Incorreta): Não existe uma classificação oficial denominada "frequentes" na Arquivologia. Isso é um termo que pode confundir o candidato, pois não se refere a nenhuma das fases do ciclo de vida dos documentos.
D - intermediários (Incorreta): Documentos intermediários são aqueles que já não são mais utilizados com frequência nas atividades administrativas diárias, mas ainda possuem valor que justifica sua guarda temporária antes de uma avaliação final para descarte ou preservação permanente.
Portanto, a alternativa correta é a A, pois o enunciado se refere a documentos que devem ser definitivamente preservados por seu valor histórico, probatório e informativo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados
Permanentes.
A- gabarito
gabarito a)
CAPÍTULO II
DOS ARQUIVOS PÚBLICOS
Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
§ 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
Os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados são denominados de Permanentes.
Gabarito letra a.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo