Fusca 60 anos: veja curiosidades sobre ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972565 Português

Fusca 60 anos: veja curiosidades sobre o carro queridinho no Brasil


Nem precisa ser apaixonado por automóveis para se render ao charme do Fusca. O modelo conquistou os brasileiros por décadas com o seu design arredondado e uma "cara simpática". [...] Meu nome é Fusca. O modelo chegou no Brasil com o nome Volkswagen Sedan. Em alemão, o V soa parecido com "fau" e o W como "Vê". O Fauvê virou fulque, que virou fulca, e segundo o historiador Alexander Gromow, em São Paulo ganhou um 'S' e virou fusca. Só 20 anos depois da chegada do modelo no Brasil foi que a Volkswagen adotou o nome oficialmente.

Diferentemente dos carros que a gente vê na rua atualmente, o Fusca tinha um charme especial na hora de colocar a bagagem. O porta-malas dele ficava na parte da frente, onde normalmente fica o motor. Já o motor, na parte de trás.

Fuscão Preto. Muito tempo antes de Gabriel Gava "jogar a gata no fundo da Fiorino", outro carro já era usado como ninho de amor. Era em um "Fuscão Preto" que uma mulher encontrava o amante, na música de Almir Rogério, também lá nos anos 1980. A traição sobrou para o fusquinha que foi acusado de ter "seu ronco maldito. Meu castelo tão bonito, você fez desmoronar". É justo isso? […]


Disponível em http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/verso/online/fusca-60-anos- veja-curiosidades-sobre-o-carro-queridinho-no-brasil Acesso em 03 jan.2019. (Fragmento)



Em relação aos recursos enunciativos mobilizados no trecho acima, assinale a alternativa INCORRETA.


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A.

A O recurso das aspas é mobilizado no texto sempre para cumprir a função de delimitar trechos citados de outro texto.

As aspas têm como função destacar uma parte do texto. São empregadas: - Antes e depois de citações ou transcrições textuais.

FONTE:

As aspas são usadas para: citações; destacar palavras pouco usadas (palavras estrangeiras incomuns ou todas as palavras estrangeiras (embora, para este caso, seja preferível o itálico);

FONTE:

GABARITO: LETRA A.

Não é sempre que as aspas possuem a função de introduzir citações de outros textos.

Só para Relembrar..

Contextualizar consiste na ação de inserir uma situação, um acontecimento ou um discurso que tenha algum sentido em conjunto com o ambiente ou tema em questão.

O fato de contextualizar é importante para atribuir um melhor sentido a determinado assunto, de maneira que este fique totalmente esclarecido. Ele mostra as circunstâncias que estão ao redor de algo.

Exemplo: “O advogado da empresa buscou contextualizar todas as provas do caso”.

Primeiro uso das aspas no texto foi para denotar uma ironia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo