(Concurso Milagres/2018) Sobre o conceito de Normal e Patol...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos entender melhor essa questão e aprender mais sobre o conceito de normalidade e patologia em Psicopatologia.
Alternativa correta: B
Justificativa:
A alternativa B é FALSA. Ela sugere que em casos extremos, onde as alterações comportamentais e mentais são intensas e duradouras, as fronteiras entre o normal e o patológico são claras. Contudo, na prática clínica e teórica, mesmo em situações extremas, definir essas fronteiras pode ser bastante complicado devido à subjetividade e variabilidade dos critérios de normalidade.
Comentários sobre as alternativas incorretas:
A alternativa A é verdadeira. A normalidade é um conceito relativo e multifacetado, podendo variar conforme a cultura, ideologia e experiências individuais. O que é considerado normal em uma cultura pode não ser em outra.
A alternativa C é verdadeira. Dalgalarrondo (2008) realmente apresenta vários critérios de normalidade em Psicopatologia, como a normalidade estatística, subjetiva, como liberdade e operacional. Esses critérios oferecem diferentes perspectivas para entender o que é considerado normal ou anormal.
A alternativa D é verdadeira. A normalidade como bem-estar é sim um critério a considerar. Este critério foca nos aspectos funcionais do indivíduo, avaliando se a pessoa está conseguindo viver de forma satisfatória e com bem-estar, independentemente de parâmetros quantitativos.
A alternativa E é verdadeira. O conceito de normalidade está intimamente ligado à definição de saúde e doença mental. Entender o que é normalidade ajuda a delinear o que é considerado um transtorno ou patologia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
d)...sendo baseado nos aspectos funcionais e não necessariamente quantitativos.
Diz respeito ao conceito de Normalidade Funcional e não normalidade como bem-estar.
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2019.
Complementando, normalidade como bem-estar é aquela em que o sujeito possui o "completo" bem-estar físico, mental e social.
Segundo Dalgalarrondo (2008) Há vários critérios de normalidade e anormalidade em medicina e psicopatologia. A adoção de um ou outro depende, entre outras coisas, de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas do profissional.
Os principais critérios de normalidade utilizados em psicopatologia são:
- Normalidade como ausência de doença: ausência de sintomas, de sinais ou de doenças
- Normalidade ideal: tomada como uma certa “utopia”.
- Normalidade estatística: identifica norma e freqüência
- Normalidade como bem-estar: criticável por ser muito vasto e impreciso, pois bem-estar é algo difícil de se definir objetivamente.
- Normalidade funcional: baseia-se em aspectos funcionais e não necessariamente quantitativos.
- Normalidade como processo. Neste caso, mais que uma visão estática, consideram-se os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e das reestruturações ao longo do tempo, de crises, de mudanças próprias a certos períodos etários.
- Normalidade subjetiva: é dada maior ênfase à percepção subjetiva do próprio indivíduo em relação a seu estado de saúde, às suas vivências subjetivas.
- Normalidade como liberdade: a saúde mental se vincularia às possibilidades de transitar com graus distintos de liberdade sobre o mundo e sobre o próprio destino
- Normalidade operacional: de modo geral, pode-se concluir que os critérios de normalidade e de doença em psicopatologia variam consideravelmente em função dos fenômenos específicos com os quais se trabalha e, também, de acordo com as opções filosóficas do profissional.
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2. ed. Porto Alegre. Artmed, 2008.
A. Correta - O conceito de normalidade em psicopatologia é uma questão de grandes controvérsias, pois a normalidade pode variar com a cultura, a ideologia e a vivência de cada indivíduo.
B. Correta - Quando se trata de casos extremos, cujas alterações comportamentais e mentais são de intensidade acentuada e de longa duração, o delineamento das fronteiras entre o normal e o patológico não é tão emblemático.
C. Correta - Segundo Dalgalarrondo (2008) há vários critérios de normalidade a anormalidade e em psicopatologia podemos expressar alguns desses critérios como: normalidade estatística; normalidade subjetiva; normalidade como liberdade e normalidade operacional.
D. Incorreta - A normalidade funcional seria também um dos critérios para se avaliar a normalidade, sendo baseado nos aspectos funcionais e não necessariamente quantitativos.
E. Correta - O conceito de normalidade pode implicar a própria definição do que é saúde e doença mental.
Gabarito: D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo