[...] Sabemos que o chiclete, desde que seja sem açú...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972571 Português

[...] Sabemos que o chiclete, desde que seja sem açúcar, pode ser vantajoso à higiene bucal. Ele estimula a salivação em até dez vezes, aumentando a lubrificação local e neutralizando os ácidos produzidos pelas bactérias que causam cárie. Dessa forma, promove uma limpeza mecânica na boca.

Nesse sentido, é importante observar no rótulo da goma de mascar se ela contém xilitol ou sorbitol. Na presença desses adoçantes, as bactérias não conseguem fazer a fermentação como acontece normalmente com o açúcar. Sorte dos dentes [...]

Quando o chiclete não cai bem.

Pessoas com problemas na articulação temporomandibular (ATM), aquela responsável pelo abrir e fechar da boca, devem ter cautela no consumo das gomas. É que o mastigar excessivo pode causar um desequilíbrio muscular, resultando em dores crônicas de cabeça, ouvido e na própria região da boca.

Indivíduos com problemas gástricos também devem evitar ou fazer uso moderado dos chicletes. Isso porque toda vez que o mascamos, o corpo entende que vai receber algum alimento e, com isso, prepara enzimas e ácidos para atuar na digestão. Mas, como não há alimento – só uma goma na boca –, existe a possibilidade de uma superprodução de ácido no estômago, o que compromete a sua capacidade de produzir secreções digestivas quando o sujeito realmente ingerir comida. Tudo isso pode acabar em sensação de empachamento, azia etc.[...]

Independentemente dos prós e contras, e do fato de que o chiclete sem açúcar pode ser um aliado da salivação e da higiene bucal, é fundamental e unânime deixar claro que ele nunca substituirá uma boa escovação, com uso da pasta de dente fluoretada, e o fio dental. A goma de mascar só deve ser recomendada com essa finalidade esporadicamente, nos casos em que não é possível fazer a limpeza correta da boca.


REZENDE, Karla Mayra. Chicletes, eles fazem bem aos dentes? Saúde. 25 dez.2018. Disponível em: https://saude.abril.com.br/blog/cuide-da-sua-boca/chicletes-eles-fazem-bem-aos-dentes/ Acesso em 07 jan. 2019.


É INCORRETO afirmar que, no texto,o enunciado “Quando o chiclete não cai bem” cumpre a função de

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto não acentua a importância de se mastigar chiclete. Tanto isso é verdade que há esta passagem: "Independentemente dos prós e contras".

Letra D

GABARITO: LETRA D - “Quando o chiclete não cai bem” 

garantir a coesão textual, reforçando o argumento de que há vantagens em se mascar um chiclete sem açúcar.

INCORRETO - Reforça o argumento que há DESVANTAGENS e não vantagens.

Força, guerreiros(as)!!

GABARITO LETRA D.

O texto não acentua a importância de se mastigar chiclete. Tanto isso é verdade que há esta passagem: "Independentemente dos prós e contras".

e eu igual um bizonho achando estranho porque tinha muitas certas...

Não vi coesão textual na letra D não. Mas a letra C me indica que a aberturas para novas informações, que inclusive ele dá.

"Quando o chiclete não cai bem.

Pessoas com problemas na articulação temporomandibular (ATM), aquela responsável pelo abrir e fechar da boca, devem ter cautela no consumo das gomas. É que o mastigar excessivo pode causar um desequilíbrio muscular, resultando em dores crônicas de cabeça, ouvido e na própria região da boca. "

Alguem mais concorda comigo??

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo