Em relação aos fluxos comerciais e financeiros da ordem glob...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Considerando os fluxos comerciais e financeiros na ordem global contemporânea, a alternativa correta é a letra A, que se destaca pelo entendimento de que:
"Uma das razões para o fracasso das negociações promovidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) para a superação dos grandes impasses no comércio internacional reside na manutenção de subsídios que países ricos insistem em oferecer aos seus produtores agrícolas."
Este ponto é crucial pois ilustra a complexidade das negociações comerciais internacionais e destaca como certas práticas de países desenvolvidos podem afetar a igualdade e a eficácia dessas negociações. Os subsídios agrícolas são frequentemente criticados por criar uma concorrência desleal no mercado global, prejudicando produtores de países em desenvolvimento que não conseguem competir com os preços artificialmente baixos dos produtos subsidiados.
A assertiva também toca em um ponto sensível das discussões sobre o comércio internacional, refletindo as tensões entre a promoção de um comércio mais livre e os interesses protecionistas dos Estados, que podem utilizar subsídios como uma forma de proteger suas economias internas.
Essa dinâmica é um aspecto fundamental para entender as barreiras e desafios enfrentados na busca por um sistema de comércio internacional mais equitativo e funcional, e exemplifica bem as limitações da OMC em promover acordos que harmonizem essas diferenças de interesses entre seus membros.
Portanto, a resposta correta, que é de extrema importância para os estudantes que se preparam para concursos públicos, é a letra A, destacando a influência dos subsídios agrícolas oferecidos por países ricos sobre o equilíbrio e o sucesso das negociações comerciais sob a égide da OMC.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
Com relação a "D", no livre comércio NÃO são suprimidas as barreiras alfandegárias. Na verdade é o contrário, elas são mais rígidas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo