Marque a alternativa com informação INCORRETA.
TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.
SERENIDADE E DISCRIÇÃO NA CALMARIA DA ALMA
(1o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Parei de falar quando percebi que ninguém estava disposto a me ouvir. Daí, então, passei a me sentir mais tranquilo, não somente pelo silêncio da voz, mas pelo silêncio interior. Juntei os dois para entender os outros na forma incrível de falação.
(2o§) Optei pelo silêncio, pois vejo a importância de recatar o que eu sou no que sinto e naquilo que faço. O falar é a prata das emoções, enquanto o calar representa o ouro no peso do seu quilate, logo, tem maior valor.
(3o§) Parei de me importar quando silenciei, pois percebi que milhares de bobagens são desprezíveis para quem se ocupa com o que há de maior valor para os humanos. Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo. Parei de verdade!
(4o§) Optei pelo silêncio e me mantenho em silêncio. Simplesmente parei de dar meu melhor para as pessoas que não mereciam nem parte disso. Parei de me importar com aqueles que demonstraram viver bem sem meu carinho. Escolhi parar. Acredite! Saiba que foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.
(5o§) Parei de me importar quando silenciei. Não acumulei mágoas nem rancores vis, porque está longe de mim guardar sentimentos amargos, por isso parei. Pare com a ideia de que não pode parar.
(6o§) Ao parar de escolher quem na verdade nunca me escolheu, comecei a refletir mais e a ouvir a voz do meu coração. Pare e reflita! Busque edificar sua sabedoria!
(https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/) - (Acesso 13.05.2021) (Texto adaptado) -
https://www.pensador.com/frase/MTc4NzMzOQ/
Marque a alternativa com informação INCORRETA.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab.A
A - As palavras: "desprezíveis" e "carinho" se identificam quanto à classe gramatical, quanto ao número de sílabas e quanto à tonicidade paroxítona.
desprezíveis → ADJETIVO, 4 sílabas e paroxítona
carinho → SUBSTANTIVO (no texto), 3 sílabas e paroxítona.
"sem meu carinho."
A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB
CONSTÂNCIA
Copiando IVANILDO VICENTE
Substantivo é aquilo que tenho, adjetivo é aquilo que sou--> Tenho carinho, sou desprezível.
A questão é sobre morfologia e quer saber qual assertiva abaixo está incorreta quanto a sua afirmação. Vejamos:
a) Incorreta.
"...viver bem sem meu carinho."
"...percebi que milhares de bobagens são desprezíveis ..."
"A Desprezíveis"→ adjetivo, pois indica uma características do substantivo "bobagens", possui quatro sílabas (des-pre-zí-veis) e sua sílaba mais forte é a penúltima (paroxítona).
"Carinho"→ substantivo, porque nomeia uma manifestação delicada, possui três sílabas (ca-rin-nho) e sua sílaba mais forte é a penúltima (paroxítona). Portanto, são diferentes em classe, pois uma é adjetivo e a outra substantivo, também são diferentes em número de sílabas, respectivamente possuem quatro e três sílabas.
b) Correta.
"Daí"→ possui duas sílabas (dissílabo), porque o "í" se separa da vogal "a", sendo assim, chamamos de hiato, por consequência é acentuado, pois acentua-se o hiato formado por "i" ou "u" sozinho na sílaba.
"Então"→ possui duas sílabas (dissílabo) por ter a última sílaba mais forte, é uma oxítona. Não se acentua oxítona terminada em "ão", de fato, o til é só para marcar a nasalidade e não é um acento.
c) Correta.
"Parei de dar meu máximo para quem não me dava nem o mínimo". O período apresentado possui antítese, pois possui palavras que informam sentido contrário ( dar o máximo/ não me dava o mínimo).
d) Correta.
Os verbos: "pare", "reflita" e "busque" enunciam ordem ou conselho, porque são verbos imperativos e esse modo verbal tem exatamente essa função.
Gabarito do monitor: A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo