A população brasileira atravessa um rápido e complexo proces...
A população brasileira atravessa um rápido e complexo processo de transição nutricional. Não temos aqui uma transição no sentido tradicional, em que as deficiências nutricionais são substituídas gradualmente pelo sobrepeso e obesidade, em toda a população. Nossa amplitude geográfica e diversidade ecológica, assim como a largura do fosso que separa pobres de ricos dentro de cada uma de nossas regiões, muito contribuem para a complexidade desse processo.
(Cesar G. Victora, Professor titular de epidemiologia, Universidade Federal de Pelotas, 2007.)
Sobre a epidemiologia nutricional do Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Os estudos de prevalência que contemplaram amostras representativas do Brasil e de suas cinco macrorregiões indicaram que, nos últimos anos, a prevalência de desnutrição em crianças aumentou.
II. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, a região Norte destacou-se pelo maior percentual de despesas com o grupo carnes, vísceras e pescados; e menores percentuais com os grupos leites e derivados, panificados e legumes e verduras.
III. A anemia afeta, em maior ou menor escala, toda a população e todas as classes de renda; entretanto, a ocorrência do problema tende a se concentrar em idosos.
IV. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, a análise regional aponta que os menores percentuais com alimentação fora do domicílio ocorreram na região Norte.
Está correto o que se afirma apenas em