Segundo abordado em "Ciências Farmacêuticas: Farmácia Clínic...
Segundo abordado em "Ciências Farmacêuticas: Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica" (2008), o teor calórico da formulação, a osmolaridade e as condições do acesso venoso são importantes na decisão do acesso preferencial para administração da nutrição parenteral, a qual pode ser realizada por via central ou periférica. Sendo assim, coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo e assinale, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A nutrição parenteral pode ser administrada utilizando veias periféricas menores, geralmente na mão ou no antebraço, exclusivamente com osmolaridades inferiores a 200mOsm/L.
( ) A infusão da nutrição parenteral por veias periféricas está indicada aos pacientes que necessitem de formulações hipotônicas (12,5%) e hiposmolares (cerca de 200mOsm/L) por períodos longos, acima de 14 dias.
( ) A administração central da nutrição parenteral ocorre em cateter venoso instalado em veia de grosso calibre e é mais indicada quando utilizada em períodos superiores a duas semanas e quando há aumento das necessidades calóricas.
( ) A nutrição parenteral deve ser administrada por via central, por meio de uma veia de grande diâmetro, geralmente subclávia ou jugular interna, com osmolaridade superior a 600mOsm/L.