Leia a reportagem a seguir:2/02 às 15h35 - Atualizada em 12/...
Leia a reportagem a seguir:
2/02 às 15h35 - Atualizada em 12/02 às 16h03/Jornal do Brasil
Paraíso do Tuiuti vira assunto mais comentado do Twitter
Escola do Rio desfilou na segunda com críticas a Temer e a paneleiros
Quarta escola a desfilar na Sapucaí, no Rio de Janeiro, na madrugada de domingo (11) para segundafeira (12), a Paraíso do Tuiuti ocupava, horas depois de sua apresentação, o topo dos assuntos mais comentados no Twitter em todo o Brasil.
No canal do YouTube Brasil, desfile da escola de samba era o vídeo mais assistido desta segunda-feira (12).
Nas redes sociais, diversas pessoas afirmaram que a escola deve aparecer entre as mais bem colocadas na apuração das notas do Grupo Especial, na Quarta-feira de Cinzas. O historiador e especialista em Carnaval Luiz Antonio Simas comentou, no Twitter: "Plasticamente, Tuiuti faz o melhor desfile da noite".
Com a pergunta "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?", do carnavalesco Jack Vasconcelos, a escola mostrou a história da escravidão no Brasil e no mundo, e ainda fez críticas à recente reforma trabalhista aprovada pelo Congresso e às relações de trabalho no país. O samba levantou o público nas arquibancadas, que aplaudiu com entusiasmo a escola.
A comissão de frente emocionou, com encenação de escravos sendo açoitados por um capataz, e depois sendo benzidos por pretos velhos.
Outros destaques foram carros alegóricos mostrando carteiras de trabalho gigantes, e um vampiro com a faixa presidencial - o "presidente vampiro" do neoliberalismo.
Mãos manipulando "marionetes" vestindo verde e amarelo também marcaram presença. A ala com fantasias de 'manifestantes fantoches' ironizava manifestantes que pediram impeachment.
(http://www.jb.com.br/carnaval-2018/noticias/2018/02/12/paraiso-do-tuiuti-vira-assunto-mais-comentado-do-twitter/. Acesso em: 13 fev. 2018, às 18h24)
O Carnaval de 2018, principalmente com o desfile da escola Paraíso do Tuiuti, foi assunto das redes
sociais como citado na reportagem. Apesar do tema instigante, a grande polêmica está no tratamento
da Reforma Trabalhista e de sua relação com o atual governo. A politização da festa, pelo carnavalesco, pela escola e por todas as pessoas que se manifestaram nas redes sociais indica que estão aí,
e para ficar, novas formas de se fazer política e que elas passam
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C
Vamos entender melhor a questão e o motivo pelo qual a alternativa C está correta.
A questão aborda o desfile da escola de samba Paraíso do Tuiuti no Carnaval de 2018, que trouxe um tema bastante polêmico e politizado. A escola criticou a reforma trabalhista e fez referências diretas ao governo de Michel Temer, além de levantar questões sobre a escravidão e o trabalho no Brasil. Este desfile não passou despercebido e gerou um grande debate nas redes sociais.
Para responder corretamente à questão, é necessário compreender como a política e a arte se interrelacionam no contexto contemporâneo, especialmente em eventos populares como o Carnaval. A questão também exige uma compreensão de como os meios de comunicação, principalmente a internet, influenciam o debate público.
A alternativa C afirma que a politização da festa, pelo carnavalesco, pela escola e pelas manifestações nas redes sociais, indica que novas formas de se fazer política estão surgindo e que elas passam pelos meios de comunicação, principalmente pela internet. Esses meios se tornam importantes formadores de opinião, estabelecendo modos de se relacionar no espaço público e de mediar a relação entre eleitor e político.
Justificativa:
A alternativa C está correta porque reflete precisamente como a internet e as redes sociais transformaram a maneira como nós discutimos e participamos de questões políticas. O Carnaval de 2018, especialmente o desfile da Paraíso do Tuiuti, mostrou que a internet não apenas divulga eventos, mas também serve como um espaço para debates intensos e imediatos sobre temas sociais e políticos. A politização do desfile gerou uma reação instantânea e em larga escala nas redes sociais, demonstrando como a internet é uma ferramenta poderosa para a formação de opinião e mobilização pública.
Resumo: A internet e as redes sociais são hoje importantes formadores de opinião e mediadores do debate público, o que explica por que a alternativa C é a correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo