Maria Joaquina, assistente administrativo, ficou encarregada...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (15)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C - o método ideográfico.
Vamos entender por que essa é a resposta certa e analisar as alternativas incorretas.
O método ideográfico é aquele que organiza os documentos por assunto. Ele é diferente de outros métodos de arquivamento que podem usar critérios como ordem alfabética, numérica ou geográfica. No caso descrito, Maria Joaquina arquivou os recursos por tema, o que caracteriza claramente o método ideográfico.
Agora, vamos analisar as outras alternativas:
A - somente o método geográfico até o 9º recurso. Essa alternativa está incorreta porque o método geográfico organiza documentos com base em critérios geográficos como país, estado, cidade, etc., e não por assunto, como foi feito pela Maria.
B - o método automático moderno. Esta alternativa também está errada. O método automático moderno envolve o uso de tecnologias e sistemas automatizados para o arquivamento, e não é aplicável a um cenário onde a organização é feita manualmente por assunto.
D - os métodos numérico simples e geográfico. Por fim, esta alternativa está incorreta porque combina dois métodos que não têm relação com a forma como os documentos foram organizados no caso. O método numérico simples organiza documentos por números sequenciais, e o método geográfico já foi explicado anteriormente.
Portanto, a correta compreensão do método ideográfico é fundamental para entender por que a alternativa C é a correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ideográfico Decimal
Pensei que a Maria Joaquina queria ser médica kkkkk
Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico. Continue a leitura para entender cada um!
Esse é um dos métodos mais conhecidos, que organiza os documentos pela ordem alfabética, tornando a consulta aos arquivos mais intuitiva. Isso é feito a partir do nome referente ao documento, como a pessoa, empresa, o evento ou local de referência. Ele tem uma versão chamada “variadex”, que utiliza cores para indicar as letras iniciais de cada documento com o objetivo de facilitar a busca.
Nesse caso, é preciso atribuir números aos documentos, que serão organizados seguindo essa ordem. Portanto, é preciso ter um controle detalhado” para manter os registros que serão utilizados para busca da documentação. Existem três variações desse método de arquivamento, veja só:
- simples: cada item classificado, como os clientes, recebe um número e os documentos seguem essa ordem. Caso algum registro seja descartado, o número correspondente pode ser reutilizado para outro arquivamento;
- cronológico: a organização considera a ordem numérica e as datas, por exemplo “20/2015”, bastante comum para documentos financeiros e outros arquivos cuja data seja mais relevante na busca. Também é comum que o arquivamento considere apenas a data, sem números adicionais;
- dígito-terminal: indicado para facilitar o controle quando existem grandes volumes, então ele utiliza grupos numéricos. São formados por pares de números, lidos da direita para a esquerda.
O método geográfico arquiva os documentos considerando o seu local ou procedência. Para facilitar a busca entre os documentos, é comum que ela também siga a ordenação alfabética. No entanto, dentro de uma pasta sobre determinado estado, o ideal é que a capital fique no início, independentemente da ordem alfabética. O mesmo acontece na ordenação por país.
Também conhecido como temático, ele considera os assuntos dos documentos. Aqui, existem algumas variações aplicadas, veja só:
- enciclopédico: classifica seguindo os assuntos básicos ou temas que possam ser decompostos diversas vezes, criando subgrupos;
- dicionário: considera a ordem alfabética, sem considerar assuntos correlatos ou áreas específicas;
- duplex: cria um código numérico para assuntos principais e correlatos, criando uma hierarquia em uma lógica semelhante ao enciclopédico;
- classificação decimal: utiliza códigos numéricos, mas pode se dividir em 10 classes que, depois, podem ser divididas em mais 10 subclasses;
- unitermo ou indexação coordenada: atribui um número para cada documento em ordem crescente, conforme o arquivamento.
fonte: https://www.pradochaves.com.br/metodos-de-arquivamento/#:~:text=Existem%20diversos%20m%C3%A9todos%20de%20arquivamento,%2C%20num%C3%A9rico%2C%20geogr%C3%A1fico%20e%20ideogr%C3%A1fico.
O método ideográfico é empregado quando a ordenação dos documentos é feita por assunto. Deve-se observar que assim que as pastas forem organizadas por assunto, elas deverão ser organizadas em ordem alfabética ou numérica.
A questão apenas disse que os arquivos foram organizados por assunto. Assunto = ideografico
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo