Em ambientes de rede, os códigos maliciosos são um p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465165 Segurança da Informação
Em ambientes de rede, os códigos maliciosos são um problema sério, pois atuam na informação armazenada em outros recursos de um computador.

Os tipos de códigos maliciosos que podem se autorreplicar são denominados
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada sobre códigos maliciosos em ambientes de rede.

Alternativa correta:
C - Worms.

Os worms são programas maliciosos capazes de se autorreplicarem, ou seja, eles podem se copiar de uma máquina para outra sem a necessidade de intervenção humana. Diferente dos vírus, que geralmente precisam ser executados pelo usuário ou atrelados a outros arquivos para se espalharem, os worms exploram vulnerabilidades de rede para se disseminarem.

Agora, vamos explicar porque as outras alternativas estão incorretas:

A - Vírus:
Os vírus são um tipo de código malicioso que também podem se replicar, mas eles precisam de um hospedeiro, como um arquivo ou programa, para se espalharem. Eles geralmente necessitam de uma ação do usuário, como abrir um arquivo infectado, para iniciar o processo de infecção. Portanto, embora possam se replicar, a característica de se autorreplicarem sem necessitar de ação humana é mais típica dos worms.

B - Cavalos de Tróia:
Os Cavalos de Tróia (ou Trojans) são programas maliciosos que se disfarçam como software legítimo. Eles não têm a capacidade de se replicar por conta própria. Em vez disso, dependem de serem baixados e executados pelo usuário que é enganado pelo seu disfarce. A principal diferença aqui é que os Trojans não se replicam automaticamente.

D - Spyware:
Spyware são programas que espiam as atividades do usuário e coletam informações sem o seu conhecimento. Eles também não possuem a capacidade de se replicar automaticamente. Seu objetivo é monitorar e roubar informações, não se espalhar para outros sistemas de forma autônoma.

E - Sniffers:
Sniffers são ferramentas usadas para monitorar e capturar tráfego de rede. Eles podem ser utilizados de forma legítima para diagnósticos de rede ou de forma maliciosa para interceptar dados. Contudo, sniffers não são considerados códigos maliciosos que se replicam, pois sua função é observar e registrar dados, não se propagarem.

Em resumo, a alternativa correta é a C - Worms, pois esses são os códigos maliciosos que se caracterizam pela capacidade de se autorreplicarem sem necessitar de ação humana, explorando vulnerabilidades em redes.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito C;

Palavra-chave: "autorreplicar";
Bons estudos! ;)

VERMES (WORM)
Assim como o vírus cria de si mesmo de um computador para outro, mas faz isso automaticamente ou seja, tem a capacidade de autorreplicarão, espalhando-se de uma rede para outra rapidamente. Por consequência, eles obstruem redes e provavelmente fazem com que você (e todos os outros) tenha de esperar um tempo maior para abrir na internet e também pode causar danos, sem a necessidade de ser ativado pelo usuário. Pode travar memória e consumir largura de banda. Ex de worm: sasser e blaster.

Gabarito C

Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão gerada na rede de computadores mundial nos niveis mais alto de seu ataque .

Diferente dos vírus comuns, os worms podem se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, criando cópias funcionais de si mesmos. Essas características permitem que os worms se espalhem por redes de computadores e drivers USB. Alguns worms também se alastram por mensagens de e-mail, criando anexos maliciosos e os enviando para as listas de contato da conta invadida.

 

"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !

C. Worms. correta

Gab. C

Vírus: programa/ parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. NÃO é um programa autossuficiente pois precisa ser executado.

Worms: programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

Cavalo de Troia/Trojan: programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

Spyware: projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as info. coletadas para terceiros. Alguns tipos específicos:

·        Keylogger: captura e armazena as teclas digitadas pelo usuário.

·        Screenlogger: armazena a posição do cursor e a tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado.

·        Adware: projetado especificamente para apresentar propagandas.

Sniffer - Farejador

Interceptador de tráfego, analisa os pacotes de dados que passam pela rede.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo