Sobre o processo de execução trabalhista, analisar os itens ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2718950 Direito Processual do Trabalho

Atenção! Em todas as questões de legislação desta prova, serão consideradas as leis e suas alterações até a data do início das inscrições deste concurso.

Sobre o processo de execução trabalhista, analisar os itens abaixo:


I - Não fere direito líquido e certo do impetrante o ato judicial que determina penhora em dinheiro do executado, em execução provisória, para garantir crédito exequendo, uma vez que obedece a gradação prevista no artigo 655 do CPC.

II - Não pagando o executado, nem garantindo a execução, seguir-se-á penhora dos bens, tantos quantos bastem ao pagamento da importância da condenação, acrescida de custas e juros de mora, sendo estes, em qualquer caso, devidos a partir da data em que for ajuizada a reclamação inicial.

III - Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado oito dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação.

IV - Elaborada a conta e tornada líquida, o Juiz poderá abrir às partes prazo sucessivo de cinco dias para impugnação fundamentada com a indicação dos itens e valores objeto da discordância, sob pena de preclusão.


Está(ão) CORRETO(S)

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - A Súmula 417 do TST estabelece que, em execução provisória, a determinação de penhora em dinheiro fere o direito líquido e certo do impetrante. 

III - DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943 - Art. 884 - Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação.

IV - DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943 - Art. 879 - Sendo ilíquida a sentença exequenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos.

Gabarito: B

Polêmico esse Item I, uma vez que houve o cancelamento do Item III da Súmula 417 do TST. Nesse sentido, trago o entendimento de alguns tribunais sobre o caso:

EXECUÇÃO PROVISÓRIA. PENHORA EM DINHEIRO. A nova redação da Súmula nº 417 do TST passou a considerar prioritária a penhora em dinheiro em qualquer modalidade de execução, não mais distinguindo entre execução provisória e execução definitiva, tendo o exequente direito subjetivo a este tipo de constrição, ainda que seja indicado bens pelo executado.

(TRT-4 - AP: 00208411320195040002, Data de Julgamento: 18/05/2021, Seção Especializada em Execução)

PENHORA EM DINHEIRO. PREFERÊNCIA. A nomeação de bens pelo devedor deve respeitar a gradação do artigo 835, do CPC, sendo prioritária a penhora em dinheiro (§ 1º, do mesmo dispositivo), mesmo nos casos de execução provisória que, para ser útil, deve proporcionar a pronta satisfação do crédito após o trânsito em julgado.

(TRT-2 10007195520165020023 SP, Relator: REGINA APARECIDA DUARTE, 16ª Turma - Cadeira 3, Data de Publicação: 09/08/2021)

Ademais, esse item 2 também cabe ponderação. Em que pese a decisão do STF nas ADCs 58 e 59, não será "em qualquer caso" que os juros serão devidos a partir da data em que for ajuizada a reclamação inicial. No caso de condenação por dano moral os juros serão devidos da data do arbitramento pelo magistrado. Assim dispõe a jurisprudência já consolida:

DANOS MORAIS. JUROS DE MORA E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA. TERMO INICIAL. Tratando-se de condenação ao pagamento de indenização por dano moral, deve ser observado, em fase de liquidação, tão-somente a incidência da taxa SELIC (conforme tese fixada na ADC 58) a partir da decisão de arbitramento ou alteração do seu valor (Súmula nº 439 do TST), não havendo correção monetária e juros na fase pré-processual, nem contagem de juros a partir do ajuizamento da ação, uma vez que, como consignado no precedente da Suprema Corte, a taxa SELIC já contempla juros e atualização monetária em si mesma. Agravo conhecido e provido.

(TRT-11 00026136120165110014, Relator: MARIA DE FATIMA NEVES LOPES, 3ª Turma)

Entendo, assim, que o Gabarito correto seria letra A e não o gabarito da banca (Letra B).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo