Acerca da Administração Pública Gerencial, analise as afirm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1941964 Administração Pública
Acerca da Administração Pública Gerencial, analise as afirmativas a seguir:
I. A Administração Pública Gerencial surgiu com a Revolução Francesa, inspirada no ideal de promover uma coletividade justa e eficiente.
II. Como busca a reforma do Estado, a Administração Pública Gerencial tem foco nas ações de curto prazo do Governo, desprezando a importância dos cidadãos e das empresas.
III. A Administração Pública Gerencial é autorreferente, concentrando-se no processo de promover o bem comum independentemente dos resultados.
É correto o que se afirma
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - em nenhuma das afirmativas.

Administração Pública Gerencial é um modelo de administração que surgiu como uma resposta às limitações da Administração Pública Burocrática. Este modelo tem como foco principal a eficiência, a efetividade e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Vamos analisar cada afirmativa para entender por que a alternativa correta é a letra D.

I. A Administração Pública Gerencial surgiu com a Revolução Francesa, inspirada no ideal de promover uma coletividade justa e eficiente.

Esta afirmativa está incorreta. A Administração Pública Gerencial não tem sua origem na Revolução Francesa. Ela surgiu a partir das reformas administrativas das décadas de 1980 e 1990, especialmente em países como o Reino Unido e os Estados Unidos. A Revolução Francesa teve maior influência na consolidação do modelo de Administração Pública Burocrática.

II. Como busca a reforma do Estado, a Administração Pública Gerencial tem foco nas ações de curto prazo do Governo, desprezando a importância dos cidadãos e das empresas.

Esta afirmativa também está incorreta. Um dos princípios da Administração Pública Gerencial é justamente a focalização no cidadão. Esse modelo visa a atender às necessidades dos cidadãos e das empresas, promovendo a eficiência e a qualidade nos serviços públicos. Assim, não se despreza a importância dos cidadãos e das empresas.

III. A Administração Pública Gerencial é autorreferente, concentrando-se no processo de promover o bem comum independentemente dos resultados.

Esta é mais uma afirmativa incorreta. A Administração Pública Gerencial é focada em resultados e não apenas nos processos. Ela busca medir a eficiência e a efetividade das ações governamentais, com o objetivo de orientar os gestores públicos para a obtenção de resultados concretos que promovam o bem comum.

Portanto, a alternativa correta é D, pois nenhuma das afirmativas está correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL

Trata-se de um modelo normativo,baseado em leis,que concentra esforços no controle dos resultados da máquina pública.

•Preza pela autonomia dos gestores e funcionários públicos

•Comporta flexibilização e descentralização (reduzindo os níveis hierárquicos que marcam o modelo burocrático)

A administração pública gerencial surgiu na segunda metade do século XX, motivada pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado; como estratégia para reduzir custos e tornar mais eficiente a administração dos serviços que cabiam ao Estado; instrumento de proteção ao patrimônio público; e insatisfação contra a administração pública burocrática.

O enfoque gerencial da administração pública manifestou-se Grã-Bretanha (Thatcher 1979) e nos EUA (Reagan 1980).

O gerencialismo consiste na administração voltada para resultados, orientada para os anseios do cidadão/usuário.

Bons estudos!!!

GAB D

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da administração pública, a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário, torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.

Na definição de Bresser Pereira, a Administração Pública Gerencial manifesta as seguintes características básicas:

  • É orientada para os cidadãos e para a geração de resultados;
  • Pressupõe que os políticos e os funcionários públicos merecem grau limitado de confiança;
  • Baseia-se na descentralização e no incentivo à criatividade;
  • Utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos.

...........................................................................................................................................

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)    

  1. Modelo Gerencial:

O modelo gerencial é uma abordagem mais recente e enfatiza a eficiência, a transparência e os resultados na gestão pública. Algumas das principais características são:

  • Foco em resultados: A gestão pública é orientada para alcançar resultados mensuráveis, buscando atender às necessidades dos cidadãos de forma eficiente.
  • Flexibilidade: O modelo gerencial incentiva a adaptação e a inovação para resolver problemas de forma ágil.
  • Descentralização: Há uma delegação maior de autoridade e responsabilidade para os níveis mais baixos da organização, permitindo maior autonomia às agências e departamentos.
  • Avaliação de desempenho: É comum a adoção de sistemas de avaliação de desempenho para medir a eficiência e a eficácia dos servidores e das políticas públicas.

TODA HONRA E TODA GLÓRIA É DADA A TI, OH PAI !!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo