A multiplicidade de instituições financeiras que atuam no me...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: CVM Prova: ESAF - 2010 - CVM - Agente Executivo - Prova 1 |
Q526060 Conhecimentos Bancários
A multiplicidade de instituições financeiras que atuam no mercado de valores mobiliários deve-se a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão trata da estrutura do mercado de valores mobiliários e a multiplicidade de instituições financeiras que nele atuam. É importante compreender o papel dos intermediários financeiros e suas atividades específicas, que contribuem para a eficiência do sistema. Para responder a essa questão, o aluno deve ter conhecimento sobre as funções das instituições financeiras e como elas se diferenciam para atender às diversas demandas do mercado.

A alternativa correta é a Alternativa A: "especificidade das atividades desenvolvidas pelos vários intermediários o que dá maior eficiência às operações". Essa resposta é certa porque explica que a diversidade de instituições no mercado de valores mobiliários é necessária devido às funções específicas que cada uma desempenha, permitindo maior eficiência nas operações financeiras. Quando cada instituição se especializa em determinadas atividades, isso melhora o funcionamento geral do mercado.

Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:

B - práticas de mercado que foram recepcionadas pela legislação.

Embora a legislação influencie o mercado, a multiplicidade de instituições não é diretamente causada pelas práticas de mercado recepcionadas pela legislação. É mais sobre a necessidade de especialização para eficiência.

C - complexidade do sistema que demanda maior número de intermediários financeiros.

Embora o sistema financeiro seja complexo, a complexidade por si só não justifica a multiplicidade de instituições. A razão principal é a especificidade das atividades, como destaca a alternativa A.

D - adoção de normas internacionais pelo legislador brasileiro.

A adoção de normas internacionais pode influenciar as operações, mas não é o fator principal que explica a multiplicidade de instituições no mercado de valores mobiliários.

E - exigências das autoridades reguladoras do setor.

As autoridades reguladoras estabelecem regras, mas o que motiva a existência de várias instituições é a necessidade de especialização para eficiência, não diretamente as exigências regulatórias.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o tema e a estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra E: bobagem, em lugar nenhum diz isso.

Letra D: idem

Letra C; fala de quantidade de intermediários, mas a questão tem a ver com qualidade.

Letra B: a opção não se encaixa na pergunta. É um fenômeno de mercado, não legal/legislativo.

Letra A: O sistema financeiro possui regras muito pormenorizadas para cada mercado, sendo difícil para os operadores efetivamente “aprenderem” sobre como operar da melhor maneira possível, obtendo o máximo de lucro, em vários mercados. É comum a especialização, de modo a obter melhores resultados. É exatamente o que diz a opção.

Gabarito: letra A

aos não assinantes

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo