O Instituto de Recursos Mundiais (Organização Não Governamen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Geografia |
Q796473 Geografia
O Instituto de Recursos Mundiais (Organização Não Governamental, com sede em Washington) procedeu um minucioso estudo sobre os vários elementos da natureza degradados no decurso dos últimos séculos e constatou uma série de agressões aos diversos ecossistemas terrestres e aquáticos, destacando: “mais de dois terços (2/3) das terras agrícolas foram degradadas devido à erosão, à poluição e ao empobrecimento dos solos”. E ressaltou: “O desafio do novo milênio reside no uso adequado do solo; somente com sua utilização correta será garantido o atendimento alimentício das gerações futuras”(Disponível em www.cnps.embrapa.br. Acessado em 15/12/2016.).
Considerando a preservação do solo, assinale a alternativa que corresponde a uma técnica de manejo contrária a essa prática:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é D - Aração.

Vamos entender melhor o tema abordado na questão e o porquê dessa resposta ser a correta.

O enunciado trata da importância do manejo sustentável do solo para garantir a alimentação das gerações futuras. A degradação do solo devido à erosão, poluição e empobrecimento é um problema crítico identificado pelo Instituto de Recursos Mundiais. Assim, a questão pede que identifiquemos a técnica de manejo que é contrária à prática de preservação do solo.

Vamos analisar cada uma das alternativas:

A - Curvas de nível: Essa técnica envolve plantar em linhas que seguem o contorno natural do terreno. Isso ajuda a reduzir a velocidade da água da chuva, diminuindo a erosão do solo. Portanto, é uma prática de conservação do solo.

B - Terraceamento: Consiste em criar degraus em áreas inclinadas para reduzir o escoamento superficial da água e evitar a erosão. É uma técnica eficaz de conservação do solo.

C - Associação de culturas: Também conhecida como consorciação, essa prática envolve plantar diferentes culturas juntas, o que pode melhorar a fertilidade do solo e reduzir a incidência de pragas e doenças. É benéfica para a preservação do solo.

D - Aração: A aração envolve o revolvimento profundo do solo. Embora essa prática possa ser útil em algumas situações, ela pode aumentar a erosão do solo e a perda de matéria orgânica, especialmente se realizada de forma inadequada. Por essas razões, é uma técnica que pode ser contrária à preservação do solo.

E - Plantio direto: Essa técnica evita o revolvimento do solo, mantendo os restos das culturas anteriores na superfície, o que ajuda a proteger o solo da erosão e a manter a umidade. É uma prática de conservação do solo.

Portanto, a alternativa D - Aração é a correta, pois é uma técnica que, se não for realizada com cuidado, pode contribuir para a degradação do solo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D

 

Todas as outras técnicas possuem um nível de preservação do solo maior que o arado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo