A América do Sul é considerada uma região calma quando compa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q762139 História

O texto a seguir contextualiza o tema tratado na questão Leia‐o atentamente.

“Nos últimos tempos, ler o jornal se tornou uma experiência entristecedora e revoltante. Só tem desgraça: bombardeios em Gaza, conflitos com separatistas na Ucrânia, o brutal avanço do Estado Islâmico no Iraque e na Síria... Às vezes parece que o mundo inteiro está em guerra. Mas o pior é que, de acordo com especialistas, isso é verdade. De 162 países estudados pelo IEP (Institute for Economics and Peace's), apenas 11 não estão envolvidos em nenhum tipo de guerra. Para ficar ainda mais complicado: desde 2007, o mundo está ano a ano cada vez menos pacífico, como explica esta reportagem do Independent. “Ah, mas a Inglaterra não está em guerra. Nem a Alemanha”... Que nada. Apesar de não haver nenhuma guerra em curso dentro do país, os ingleses se envolveram conflitos como o do Afeganistão.” 

(Disponível em: http://www.brasilpost.com.br/2014/08/15/paises‐em‐guerra‐mundo_n_5683289.html.)

A América do Sul é considerada uma região calma quando comparada a outras partes do mundo, no entanto, já viveu graves conflitos entre nações dos quais destacam‐se:
I. A disputa pela região do Chaco, área útil para a criação de gado e até para produção de petróleo, gerou uma desastrosa guerra entre Paraguai e Bolívia, num grande conflito vencido pelo Paraguai. II. Uma sangrenta disputa pela posse das Ilhas Malvinas, no sul do pacífico, colocou Argentina e Inglaterra em guerra durante mais de uma década, encerrando‐se com anexação do território à Argentina. III. Chile de um lado e do outro Peru e Bolívia lutaram pelo controle de parte do deserto de Atacama, território rico em recursos minerais na denominada Guerra do Pacífico que foi vencida pelos chilenos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: C

As ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul são três arquipélagos situados no Oceano Atlântico, perto da costa argentina, que constituem um domínio colonialbritânico desde 1833.

Resposta: Letra C.

Analisemos as alternativas separadamente.

Proposição I: A Guerra do Chaco (1932-1935) foi uma disputa entre Bolívia e Paraguai pela região do Chaco, ao centro da América do Sul. A área era cobiçada por ambos os países, uma vez que apresentava significativas reservas de recursos minerais e permitia o desenvolvimento de atividades agropecuárias. O conflito foi solucionado em 1935, com participação significativa do Brasil e da Argentina como mediadores do tratado de paz. Por essa façanha, o chanceler argentino Carlos Saavedra Lamas foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz, em 1936. Por conseguinte, a alternativa é VERDADEIRA.

Proposição II: A Guerra das Malvinas (1982) foi um conflito relativamente curto entre Argentina e Reino Unido. Com o objetivo de recuperar a popularidade de seu decadente governo ditatorial, as Forças Armadas argentinas invadem as Ilhas Malvinas na tentativa de reocupá-las do poderio britânico. Após aproximadamente dois meses de conflito, as tropas argentinas são expulsas, mantendo a ocupação inglesa. Evidentemente, a alternativa é FALSA.

Proposição III: A Guerra do Pacífico (1879-1883) envolveu, de um lado, Chile e, de outro, Bolívia e Peru. Estes últimos desejavam expandir seus territórios sobre o Deserto do Atacama, extremamente rico em recursos minerais como guano e salitre. Não obstante, ao final, o Chile obriga os países vizinhos a recuar e expande seu território. Nesse contexto, a Bolívia perde sua saída para o mar, tornando-se um landlocked country (literalmente traduzido como país preso em terra, sem costa marítima). Por conseguinte, a alternativa é VERDADEIRA.

Espero ter contribuído...

Abraços!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo