A patologia do concreto responsável por dissolver e carrear ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.
Os mecanismos que resultam na deterioração do concreto são geralmente de natureza mecânica, física, química, biológica ou eletromagnética. É comum que a manifestação patológica seja resultado de uma combinação de fatores e são os sintomas da estrutura que vão auxiliar na determinação da causa e dos mecanismos envolvidos. Assim como as doenças dos seres humanos, as doenças das estruturas precisam ser tratadas para combater a causa do problema e não apenas seus sintomas. Sobre as diferentes naturezas de deterioração citadas, tem-se que:
- As manifestações patológicas de causas físicas estão relacionadas com a variação da temperatura, vento e umidade;
- As de natureza química estão relacionadas com reações entre os constituintes do concreto (reação álcali-agregado), uso de materiais de má qualidade, reativos ou uso inadequado (e.g., aplicação de desmoldantes inadequados ou em excesso nas formas pode causar manchas e distorções no acabamento) e ataques de agentes químicos (sulfetos, carbonatação, corrosão, lixiviação);
- Já as patologias de natureza biológica/ambiental são causadas por microrganismos, como bactérias e fungos, ou por enraizamento de plantas e algas. Os resultados dessa contaminação biológica podem ser manchas que prejudicam a estética, pressões que causam fissuração ou consumo de componentes do concreto.
Acerca das manifestações patológicas citadas pelas alternativas, tem-se que:
- A desagregação do concreto, também chamada de esfoliação, trata-se da separação do concreto, sendo, comumente, um indicativo de reações expansivas álcali-agregados, cristalização de sais, ataque por sulfatos, concentração de tensões e/ou efeitos de variação de temperatura;
- O desplacamento do cobrimento do concreto geralmente ocorre por conta processo de expansão da armadura, o qual acontece devido à corrosão as barras de aço. A corrosão das armaduras acontece quando a proteção do cobrimento do concreto é falha, permitindo o contato da armadura de aço com a umidade e/ou gases nocivos. Como consequência, tem-se reações química que desgastam o material, ocasionando a redução da seção transversal da barra, a perda da aderência com o concreto e a fissuração deste último.
- A calcinação é a reação química de transformação do calcário em cal virgem.
- A reação álcali-agregado consiste em uma reação que ocorre no concreto em idades tardias, resultante da interação entre álcalis do cimento com agregados potencialmente reativos. Como consequência, há a formação de um gel expansivo que acarreta em fissuras que, por sua vez, aumentam a permeabilidade do concreto e comprometem sua qualidade, tornando-o mais vulnerável à ocorrência de outras manifestações patológicas.
- Em sua seção 6.3, a NBR 6118 (ABNT, 2023) trata sobre os mecanismos de envelhecimento e deterioração do concreto e da armadura de aço. Especificamente no item 6.3.2.1, consta que a lixiviação é "o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras. Para prevenir sua ocorrência, recomenda-se restringir a fissuração, de forma a minimizar a infiltração de água, e proteger as superfícies expostas com produtos específicos, como os hidrófugos".
Portanto, o enunciado descreve a lixiviação. Assim, a alternativa E está correta.
Gabarito do professor: letra E.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 14931: Execução de estruturas de concreto armado, protendido e com fibras — Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2023.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
segundo a nbr 6118-2014
6.3.2 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto
6.3.2.1 Lixiviação -- É o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras. Para prevenir sua ocorrência,recomenda-se restringir a fissuração, de forma a minimizar a infiltração de água, e proteger as superfícies expostas com produtos específicos, como os hidrófugos.
6.3.2.2 Expansão por sulfato -- É a expansão por ação de águas ou solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado. A prevenção pode ser feita pelo uso de cimento resistente a sulfatos, conforme ABNT NBR 5737.
6.3.2.3 Reação álcali-agregado-- É a expansão por ação das reações entre os álcalis do concreto e agregados reativos. O projetista deve identificar no projeto o tipo de elemento estrutural e sua situação quanto à presença de água, bem como deve recomendar as medidas preventivas, quando necessárias, de acordo com a ABNT NBR 15577-1.
6.3.3 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura
6.3.3.1 Despassivação por carbonatação-- É a despassivação por carbonatação, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura. As medidas preventivas consistem em dificultar o ingresso dos agentes agressivos ao interior do concreto. O cobrimento das armaduras e o controle da fissuração minimizam este efeito, sendo recomendável um concreto de baixa porosidade.
6.3.3.2 Despassivação por ação de cloretos --Consiste na ruptura local da camada de passivação, causada por elevado teor de íon-cloro. As medidas preventivas consistem em dificultar o ingresso dos agentes agressivos ao interior do concreto. O cobrimento das armaduras e o controle da fissuração minimizam este efeito, sendo recomendável o uso de um concreto de pequena porosidade. O uso de cimento composto com adição de escória ou material pozolânico é também recomendável nestes casos.
@franca.brn
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo