Com relação ao endividamento é correto afirmar que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
passivo total = 50+35+10+40=135 --> é tudo curto prazo
ativo total=30+80+80+120+40+20=370
endividamento longo prazo = pnc rlp/ anc rlp= 0/anc rlp= 0
“Quando a entidade vende, desconta ou transfere um ativo financeiro (venda ou desconto de carteira de recebíveis, por exemplo), só pode baixá-lo se transferir substancialmente todos os riscos e benefícios da propriedade do ativo financeiro e se não mantiver envolvimento continuado com ele. Caso contrário, a entidade deve manter os instrumentos financeiros no ativo e tratar o valor recebido como empréstimo. A essência da transação é que deve ser retratada contabilmente. Assim, as duplicatas descontadas (parcela recebida do desconto) são agora classificadas como passivo, sendo que a duplicata a receber continua a ser mantida no ativo até o seu efetivo recebimento”.
Prezados, como pode ser visto, o CPC 38 alterou o tratamento contábil das duplicatas descontadas.
Trabalhamos o fato administrativo anteriormente como sendo redutor do ativo circulante. Este item, com a mudança recente, passa a ser passivo circulante e não mais uma conta redutora de ativo, mantendo-se a sua natureza credora.
AC 30 80 80 120 40 PNC 20 TOTAL 370
PC 50 35 10 40 PL 235 TOTAL 370
Para fins de Análise de Balanços Duplicatas Descontadas serão sempre consideradas passivo circulante. Desde antes da mudança de entendimento sobre o assunto era necessária a reclassificação para fins de análise das demonstrações contábeis, essência sobre a forma.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo