Paciente do sexo feminino, 31 anos, natural do Rio de Janei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984910 Farmácia
Paciente do sexo feminino, 31 anos, natural do Rio de Janeiro, procurou atendimento ambulatorial em março/2015 no Hospital Geral da cidade com história de hipercolesterolemia desde os 16 anos, porém nunca havia tomado nenhuma medicação e fazia apenas dieta sem melhora laboratorial e atividade física regular assistida de alta intensidade 05 vezes/semana desde os 18 anos. História familiar de hipercolesterolemia (Colesterol Total > 290 mg/dL) em dois familiares de primeiro grau (mãe e irmão). Avô materno falecido de infarto agudo do miocárdio antes de 50 anos. Paciente apresentou exame laboratorial de fevereiro/2015 com resultados de lipidograma: Colesterol Total: 385 mg/dL; HDLc: 86 mg/dL; LDLc: 252 mg/dL e Triglicerídeos: 92mg/dL.
(Fonte ADAPTADA: Cunha, AFC; Ribeiro, I. Hipercolesterolemia Familiar: a Importância do Diagnóstico e Tratamento Precoces - International Journal of Cardiovascular Sciences. 2017;30(6)550-553)
Considerando o caso descrito, marque a opção que apresenta o mecanismo de ação das drogas de primeira escolha para o tratamento dessa paciente.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A- Uso de estatina.

As estatinas inibem competitivamente a HMG-CoA redutase causando uma diminuição na conversão de HMG-CoA em mevalonato desencadeando a inibição da etapa inicial da síntese do colesterol.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo