Paciente do sexo feminino, 31 anos, natural do Rio de Janei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984910 Farmácia
Paciente do sexo feminino, 31 anos, natural do Rio de Janeiro, procurou atendimento ambulatorial em março/2015 no Hospital Geral da cidade com história de hipercolesterolemia desde os 16 anos, porém nunca havia tomado nenhuma medicação e fazia apenas dieta sem melhora laboratorial e atividade física regular assistida de alta intensidade 05 vezes/semana desde os 18 anos. História familiar de hipercolesterolemia (Colesterol Total > 290 mg/dL) em dois familiares de primeiro grau (mãe e irmão). Avô materno falecido de infarto agudo do miocárdio antes de 50 anos. Paciente apresentou exame laboratorial de fevereiro/2015 com resultados de lipidograma: Colesterol Total: 385 mg/dL; HDLc: 86 mg/dL; LDLc: 252 mg/dL e Triglicerídeos: 92mg/dL.
(Fonte ADAPTADA: Cunha, AFC; Ribeiro, I. Hipercolesterolemia Familiar: a Importância do Diagnóstico e Tratamento Precoces - International Journal of Cardiovascular Sciences. 2017;30(6)550-553)
Considerando o caso descrito, marque a opção que apresenta o mecanismo de ação das drogas de primeira escolha para o tratamento dessa paciente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central: A questão trata do tratamento farmacológico da hipercolesterolemia, um aumento significativo dos níveis de colesterol no sangue. Especificamente, o foco está em identificar o mecanismo de ação das drogas de primeira escolha para tratar essa condição. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os diferentes medicamentos utilizados no controle do colesterol e seus mecanismos de ação.

Alternativa Correta: A - Inibição da enzima HMG-CoA redutase que regula a produção do colesterol intracelular no hepatócito. Essa enzima catalisa a conversão da HMG-CoA, vinda do acetato, em ácido mevalônico, que leva à síntese do colesterol.

As drogas de primeira escolha para tratar a hipercolesterolemia são as estatinas. Elas atuam inibindo a enzima HMG-CoA redutase, que é crucial na via de síntese do colesterol no fígado. Ao inibir essa enzima, as estatinas reduzem a produção de colesterol intracelular, levando a uma diminuição geral dos níveis de colesterol no sangue, especialmente o LDL-colesterol, conhecido como "colesterol ruim".

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Diminuição da secreção hepática das VLDL, o que resulta na redução da síntese de triglicerídios. Esta alternativa descreve parcialmente o mecanismo de ação dos fibratos, que são usados principalmente para reduzir os níveis de triglicerídeos, não sendo a primeira escolha para hipercolesterolemia.

C - Estimulam a lipase lipoproteica, aumentando a hidrólise e triglicerídios nos quilomícrons e nas VLDL. Provavelmente também reduzem a produção de VLDL hepática. Semelhantemente à alternativa B, esta também descreve o mecanismo dos fibratos, que não são primariamente indicados para baixar o colesterol LDL.

D - A droga é prontamente trocada pelos íons de cloro dos sais biliares no intestino delgado, levando a um aumento importante da excreção desses sais nas fezes. Esta opção descreve o mecanismo de ação dos sequestrantes de ácidos biliares. Embora possam ser utilizados no tratamento de hipercolesterolemia, não são a primeira escolha em relação às estatinas.

Espero que este comentário tenha ajudado a esclarecer a questão! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A- Uso de estatina.

As estatinas inibem competitivamente a HMG-CoA redutase causando uma diminuição na conversão de HMG-CoA em mevalonato desencadeando a inibição da etapa inicial da síntese do colesterol.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo