O fragmento abaixo apresenta um resumo do ciclo de replicaç...
"O processo de entrada do vírus HIV começa com interações de alta afinidade da glicoproteína gp120 do vírus com a superfície dos receptores CD4 das células do hospedeiro como linfócitos T e macrófagos. Esta interação ocasiona mudanças conformacionais na gp120 que promove a participação de co-receptores, principalmente CCR5 ou CXCR4. Para a entrada do HIV na célula é necessária a ligação com estes co-receptores quimiocínicos para ativar mudanças conformacionais na membrana e posterior fusão. Estes primeiros eventos ativam a glicoproteína trimérica gp41 que media a fusão (1) das membranas viral e celular. A fusão leva à injeção do capsídio do HIV à célula e posterior liberação do seu material genético e de enzimas necessárias para a replicação. Ocorre, então, a transcrição reversa (2) do RNA genômico viral (formação do DNA a partir do RNA pela ação da enzima transcriptase reversa do HIV), que culmina na formação de uma dupla hélice de DNA viral. O DNA é transportado para dentro do núcleo celular, onde sofre clivagens específicas e é integrado ao DNA da célula do hospedeiro pela ação da enzima integrase (3) . A ativação da célula hospedeira resulta na transcrição do DNA em RNA mensageiro, que é traduzido em proteínas virais. A enzima protease (4) do HIV é necessária neste passo para clivar a poliproteína viral precursora em proteínas individuais maduras. O RNA e as proteínas virais agrupam-se na superfície celular como um novo vírion e são liberados para infectar outra célula".
(Fonte: https://www.scielo.br/j/qn/a/nhLGRbxPCt3tpn3y9vPh9dq/?lang=pt)
Marque a opção que apresenta a CORRETA relação entre o número e a classe de antiviral:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Traz um fragmento de texto que o ciclo de replicação do HIV.
Os números 1, 2, 3 e 4 indicam alvos de ação de medicamentos antivirais. A questão solicita marcar a opção que apresenta a relação correta entre o número (1, 2, 3 ou 4) e a classe de antiviral:
- Estes primeiros eventos ativam a glicoproteína trimérica gp41 que media a (1) fusão das membranas viral e celular. A fusão leva à injeção do capsídio do HIV à célula e posterior liberação do seu material genético e de enzimas necessárias para a replicação.
- A classe de antivirais que atua em (1) são os inibidores de entrada/fusão, representados por: enfuvirtida, maraviroque.
- Ocorre, então, a transcrição reversa (2) do RNA genômico viral (formação do DNA a partir do RNA pela ação da enzima transcriptase reversa do HIV), que culmina na formação de uma dupla hélice de DNA viral.
- A classe de antivirais que atua em (2) são os inibidores da transcriptase reversa, os quais podem ser classificados como:
- inibidores da transcriptase reversa análogo de nucleosídeo (ITRN): zidovudina, lamivudina, abacavir.
- inibidores da transcriptase reversa análogo de nucleotídeo (ITRNt): tenofovir
- inibidores não nucleosídeo da transcriptase reversa (ITRNN): efavirenz, nevirapina.
- O DNA é transportado para dentro do núcleo celular, onde sofre clivagens específicas e é integrado ao DNA da célula do hospedeiro pela ação da enzima integrase (3).
- A classe de antivirais que atua em (3) são os inibidores da integrase, representados por: dolutegravir, elvitegravir, raltegravir.
- A ativação da célula hospedeira resulta na transcrição do DNA em RNA mensageiro, que é traduzido em proteínas virais. A enzima protease (4) do HIV é necessária neste passo para clivar a poliproteína viral precursora em proteínas individuais maduras. O RNA e as proteínas virais agrupam-se na superfície celular como um novo vírion e são liberados para infectar outra célula.
- A classe de antivirais que atua em (4) são os inibidores da protease, representados por: atazanavir, darunavir, fosamprenavir, indinavir, lopinavir, nelfinavir, ritonavir, saquinavir, tipranavir.
Analisemos as alternativas.
A) 3 - Inibidores de protease.
INCORRETO. O alvo (3) indica a ação dos inibidores da integrase.
B) 4 - Inibidores não nucleosídicos da transcriptase reversa do HIV.
INCORRETO. O alvo (4) indica a ação dos inibidores da protease.
C) 2-Inibidores nucleosídicos da transcriptase reversa do HIV.
CORRETO. O alvo (2) indica a ação dos inibidores da transcriptase reversa. Os antivirais dessa classe podem ser subdivididos em: inibidores da transcriptase reversa análogo de nucleosídeo (ITRN); inibidores da transcriptase reversa análogo de nucleotídeo (ITRNt); e inibidores não nucleosídeo da transcriptase reversa (ITRNN). Como o texto da questão fala em termos gerais sobre a transcrição reversa, pode-se afirmar que qualquer subclasse de inibidores da transcriptase reversa do HIV poderia contemplar esta alternativa como correta. De toda forma, a assertiva cita, corretamente, (2) como o alvo dos inibidores nucleosídicos da transcriptase reversa do HIV, que é uma subclasse importante dos inibidores da transcriptase reversa.
D) 1-Inibidores de integrase.
INCORRETO. O alvo (1) indica a ação dos inibidores de entrada/fusão.
GABARITO DO PROFESSOR: C.
GABARITO DA BANCA: C.
REFERÊNCIAS
KATZUNG. Farmacologia Básica e Clínica. Artmed, 13ª ed, 2017.
WHALEN, K; FINKEL, R; PANAVELI, TA. Farmacologia Ilustrada. Artmed, 6ª ed, 2016.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo