[...] Benzodiazepínicos Os benzodiazepínicos são uma classe...
Os benzodiazepínicos são uma classe de medicamentos de tarja preta que têm como característica em comum diminuir a atividade do sistema nervoso central.
A assistente toxicológica e farmacêutica bioquímica do Ceatox Wellingta Crizostomo Gomes Correia explica que a droga mais frequente é o midazolam, um sedativo muito usado em exames de endoscopia ou como pré-anestésico.
"Pelas características dele no organismo, quando associado principalmente com álcool [o midazolam] já causa esse efeito que a gente chama de dissociativo. A vítima tem um comprometimento de realidade, de memória... Ele é absorvido rapidamente e é eliminado do corpo muito rápido, cerca de 15 horas depois. Muitas vezes você não vai ter a prova no organismo da pessoa caso tenha um exame toxicológico, por exemplo." [...]
(Fonte: https://noticias.r7.com/saude/conheca-as-drogas-usadas-no-golpe-boa -noite-cinderela-25112021)
De acordo com o fragmento da notícia apresentada, o midazolam é eliminado muito rápido do corpo. A principal via de excreção de fármacos é a:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Via renal.
Os benzodiazepínicos, como o midazolam, são medicamentos que atuam no sistema nervoso central, diminuindo sua atividade. Eles são amplamente utilizados como sedativos e para induzir anestesia, devido à sua rápida absorção e eliminação do organismo. O midazolam, mencionado na questão, é conhecido por sua rápida ação e também por ser rapidamente eliminado do corpo, o que o torna difícil de detectar em exames toxicológicos após um período de tempo.
A principal via de excreção de fármacos no corpo humano é a via renal. Isso significa que a maioria dos medicamentos e seus metabólitos são eliminados através dos rins, sendo excretados na urina. Essa característica é importante para garantir que o corpo não acumule substâncias potencialmente tóxicas. Portanto, a alternativa B está correta.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Via fecal: Embora alguns fármacos possam ser excretados pelo intestino e eliminados nas fezes, essa não é a principal via de excreção para a maioria dos medicamentos, incluindo o midazolam.
C - Via pulmonar: Esta via é relevante principalmente para substâncias que são eliminadas em forma gasosa. É comum para anestésicos inalatórios, mas não para benzodiazepínicos, que são excretados principalmente pela urina.
D - Via biliar: Alguns fármacos são excretados através da bile no fígado e depois eliminados nas fezes, mas essa também não é a via principal para a maioria dos medicamentos, incluindo o midazolam.
Compreender a farmacocinética dos medicamentos, incluindo sua absorção, distribuição, metabolismo e excreção, é fundamental para a prática farmacêutica e para responder adequadamente a questões de concursos na área de Farmacologia. Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
BENZODIAZEPÍNICOS: São ansiolíticos e hipnóticos. Ligam-se a um RECEPTOR ALOSTÉRICO, que aumenta a frequencia de abertura dos canais de CLORETO, provocando influxo.
Obs: Como se ligam alostericamente, os BDZ só funcionam se o GABA estiver ligado ao receptor.
Obs; A eliminação é urinária, mas pode ocorrer pela via biliar, como no caso do CLONAZEPAM.
GABARITO B
BONS ESTUDOS
ATÉ PASSAR
O metabolismo do midazolam ocorre de maneira rápida e completa, sendo que de 30% a 50% já são metabolizados durante a primeira passagem através do fígado. Os metabólitos formados sofrem rápida conjugação com o ácido glicurônico e são eliminados como glicuronídeos por via renal.
Gabarito letra B
Os benzodiazepínicos são metabolizados no fígado e excretados na urina.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo